Oscar Freire vence e entra para a história

Atualizado em 09 de abril de 2008
Mais em

Por Daniel Balsa

Oscar Freire (Rabobank) venceu nesta quarta-feira, 9 de abril, a clássica Gent-Wevelgem e entrou para a história de seu país por ser o primeiro espanhol a conquistar a vitória nesta prova, que completou sua 70ª edição. De quebra, ele ainda marcou 40 pontos no ranking ProTour 2008.

“Tenho boas pernas, mas esta foi uma corrida difícil de controlar”, disse Freire, após a prova. A Gent-Wevelgem foi bastante movimentada, com ataques em todos os instantes, mas a Rabobank, equipe do espanhol, fez um grande trabalho para que o pelotão permanecesse compacto no final.

A fuga mais perigosa do dia foi protagonizada pelo italiano Ermano Capelli (Saunier Duval). O ciclista de 22 anos chegou a abrir nove minutos do pelotão quando faltavam 84 quilômetros de prova.

Restando 61 km, Capelli tinha 6min10s de frente para o pelotão, quando o dinamarquês Matti Breschel (CSC) e o italiano Filippo Pozzato (Liquigas) partiram para o ataque. Quilômetros após, o belga Philippe Gilbert (Française des Jeux) também tentou a sorte na fuga.

Breschel ficou para trás por conta de um pneu furado, enquanto Pozzato e Gilbert foram à caça de Capelli. A dupla alcançou o jovem italiano, mas a fuga não deu certo. Faltando 18 km, o trio foi engolido pelo pelotão.

Um grupo de ciclistas ainda tentou abrir uma fuga no final da corrida, mas a Rabobank e a High Road – trabalhando para o sprinter britânico Mark Cavendish –, equipes que puxavam o pelotão, alcançaram os escapados faltando 1.800 metros e a chegada foi decidida em um sprint. Melhor para Freire, que tentou a vitória ao sprintar faltando 250 m. “Isso é bom. Eu sou o primeiro espanhol a vencer aqui. Este ano eu posso saborear esta maravilhosa vitória”, declarou o campeão.

O pódio foi completou pelo suíço Aurélien Clerc (Bouygues), o segundo colocado, e pelo belga Wouter Weylandt (Quick Step), o terceiro. O veterano alemão Erik Zabel (Milram) terminou em quarto, à frente da surpresa belga Kenny de Haes (Topsport).

Os brasileiros Murilo Fischer (Liquigas) e Luciano Pagliarini (Saunier Duval) terminaram no mesmo tempo do vencedor, mas ficaram em 76º e 86º, respectivamente.

RESULTADO FINAL – Gent-Wevelgem:

1- Oscar Freire (ESP/Rabobank) 5h01min35s
2- Aurélien Clerc (SUI/Bouygues), m.t.
3- Wouter Weylandt (BEL/Quick Step), m.t.
4- Erik Zabel (ALE/Milram), m.t.
5- Kenny de Haes (BEL/Topsport), m.t.
6- Luca Paolini (ITA/Acqua Sapone), m.t.
7- Jose Joaquin Rojas (ESP/Caisse d’Epargne), m.t.
8- Stuart O’Grady (AUS/CSC), m.t.
9- Heinrich Haussler (ALE/Gerolsteiner), m.t.
10- Roger Hammond (GBR/High Road), m.t.
76- Murilo Fischer (BRA/Liquigas), m.t.
86- Luciano Pagliarini (BRA/Saunier Duval), m.t.