Os joelhos dos corredores, devem doer?

Atualizado em 09 de fevereiro de 2012
Mais em

Muitos são os joelhos doloridos em praticantes de corridas no mundo inteiro.
Na Inglaterra, numa cidadezinha pequena no interior, presenciei uma grande quantidade de corredores utilizando joelheiras para correr.
Em Nova York, durante as várias maratonas que participei, presenciei muitos atletas com suas joelheiras, se esforçando muito para completarem suas provas.

A Faixa Preta no Peito e a faixa Preta nos joelhos!
Outro dia uma freqüentadora do Parque do Ibirapuera me perguntou: Para que serviria aquelas faixas pretas no peito dos corredores (sensor do frequencímetro) e aquela faixa nos joelhos (joelheira ou faixas magnéticas).
Respondi que a faixa do peito serve para evitar o uso da faixa dos joelhos e a dos joelhos, são para quem não utilizou adequadamente, as faixas do peito. Brincadeiras a parte, vale a observação interessante e feliz da freqüentadora e o reforço de que é necessário utilizar bem, os recursos e conhecimentos a respeito de treinamentos, para evitarem-se as temíveis lesões.

Condições combinadas que oferecem grande risco de lesões nos joelhos
Corpo obeso X Lesões
Corpo Magro-Destreinado X Lesões
Corpo Treinado- Treino Intenso (demasiado) X Lesões

É recomendado que se leve em conta a quantidade de esforço, velocidade X Distância, que podem e devem gerar impacto, provável e possível de se recuperar, em apenas 12 ou 24 horas, para que o treinamento não acometa demasiado a sua articulação.

Algumas situações
A pressa inicial em se preparar para participar de provas de corrida
Não aguardar a condição física básica, para desenvolver treinos mais exigentes
Quando corredores treinam com muitas pessoas, bem melhores do que ele, favorecendo o surgimento de lesões

A Articulação do joelho: Sua formação e função
Entendendo a Sua Articulação: O que vem a ser?
A articulação dos joelhos é formada de encontros de ossos específicos, para permitir maior dinâmica de movimento, além de prover equilíbrio e destreza as pernas no dia-a-dia e, em nosso caso, para as corridas.

Como se dá?
Numa função complexa para permitir a flexão e extensão da articulação em questão, as pernas dos corredores são colocadas em movimentos harmoniosos entre a parte superior e inferior, a partir de uma ação muscular complexa, por exemplo, de musculatura agonista (responsável pelos movimentos direto da corrida e no caso, a elevação da perna e direcionamento à frente do corpo, com a fase de ataque da perna para o movimento da corrida), e os músculos Antagonistas (musculatura responsável por favorecer o movimento, a partir do seu relaxamento, e devolver o membro ao seu ponto inicial).

Como evitar as lesões e por quê?
No caso de uma articulação dos joelhos, em atividade constante e intensa na perna de um corredor, a função é dinâmica e forte, na medida em que suportamos a sobrecarga direcionada.

Ao realizar uma atividade proposta, sem as devidas precauções de tempo de treino e adaptações necessárias e compatíveis com o que se deseja como objetivo, as lesões surgirão como resultado direto de esforço demasiado X corpo despreparado. Neste caso, a articulação do joelho tem que suportar o esforço, até o ponto em que a resistência localizada na articulação é exigida, e não consegue mais cumprir o esforço em manter-se dentro de uma execução devida para os movimentos de flexão e extensão da cápsula articular.
Esta falha pode acarretar movimento indevido dos ossos que compõem a articulação, oferecendo lesões das mais simples, como pequenas tendinites, até fraturas por estresse que, neste caso, além de dolorosa, podem afastar o praticante de corrida por até dois anos.

Casos mais comuns de lesões
Musculatura esquelética: Está inserida nos ossos, mas não permanecem estáticas o tempo todo, a espera de sua vontade de correr. Sendo assim, correr depois de um longo tempo sem treinos, pode ser uma surpresa para os seus joelhos, ao deparar com um forte aliado, os músculos, enfraquecidos pela falta de exercício físico.

Trabalho de Própriocepção:  Estes exercícios são necessários nos primeiros momentos de treinamento dos iniciantes, para aprimorar as passadas e as pisadas dos futuros corredores. Com eles, sua percepção ficará aguçada, permitindo que suas funções neuromotoras –  permitem equilíbrio e resposta com o solo – estejam mais aguçadas, e assim obtenham reposta de imediato, melhorando o estilo da corrida. Com essa função melhorada, a sua corrida ficará melhor e mais leve.

A falta de planejamento de corrida: Pode aproximá-lo das lesões de joelho, pelo fato de, por exemplo em longas distâncias, sua musculatura cansada, não corresponder com a alta exigência de esforço atribuída a articulação dos joelhos.

As ocorrências mais comuns em lesões de joelhos
Esforço demasiado e prolongado, sem os devidos descansos e sobrecargas mal planejadas, que podem produzir as famosas tendinites
Deslizamentos ósseos que permitem; desde lesões por desgaste articular da ossatura e cartilagem, até lesões de meniscos e por fraturas ósseas

Em 31 de Dezembro, por exemplo
Um percurso novo oferecido em uma prova, seguido de pouca distância da largada – a descida do Pacaembu – lesou muitos joelhos da maioria dos atletas participantes que por ela passaram. Também a descida da Av. Brigadeiro Luis Antonio, após os quase 12 km do percurso da competição, ofereceu grande risco aos corredores despreparados, e novamente, lesões puderam ser sentidas nesta parte do trajeto.
São casos diferentes, mas lesões semelhantes. Dores nos joelhos, a partir de esforços de descidas, num primeiro caso – ainda início e sem o devido aquecimento. E ao final – já com o corpo cansado, não esboçando reação devida e necessária para sustentar os movimentos impostos a articulação dos joelhos.

 

Você tem dúvida sobre seus treinos de Corrida, equipamentos ou provas? Mande sua pergunta para ativoresponde@ativo.com que Miguel Sarkis poderá respondê-la!

 

Confira artigos anteriores de Miguel Sarkis:

A Corrida da Força e da Resistência

Quem pode correr diversas velocidades?

Recomendações para continuar a ser um ótimo corredor em 2012 

Plano de Corrida – 2ª Parte

Plano de corrida bem feito, resultado perfeito.

Corrida na polaridade certa.

Corrida, afinal, é um ótimo emagrecedor.

Suor e a relação com a corrida.

A maratona deve fazer mal aos participantes ou não

Tensão Pré-maratona.

Correr no final de ano.

Lesões em corredores: resultado da enquete.

Corrida treinamento e competição.

Sensações de um corredor.

Corrida em montanha é boa.

Você sabe como pisa?

Como deixar sua corrida mais rápida?

Emagrecimento a cavalo.

Você corre por prazer?

Você tem medo de correr?

Exercícios que ajudam o corredor.

Mal súbito e provas de rua.

Você corre tenso ou relaxado?

Meia Maratona ou Inteira?

Corrida na medida certa.

Corrida sem dor e sem culpa.

O seu rendimento na corrida caiu?

Treino x corrida longa.

A Maratona de São Paulo 2011.

Alerta sobre os calçados que machucam os pés.

Saiba se você está apto para uma Meia Maratona.

A corrida bem realizada depende de uma pessoa: você

Corrida em percurso acidentado.

Vilão e Mocinho do Inverno.

O seu melhor resultado foi o melhor?

Percepções aumentam o desempenho dos corredores.

A lesão oculta na Corrida.

Você quer correr bem?

Corrida com barriga é despreparo físico ou emocional?

Você vai correr, parece que está tudo em ordem, mas…

Respiração ofegante na corrida e caminhada.

Corrida e caminhada contra a depressão.

Andar, correr e emagrecer.

Corrida cansada, corrida descansada.

O sucesso da corrida está nos detalhes.

Quando, quanto e como fazer uma corrida rápida.

A corrida descompromissada e a saúde do atleta.

Entrou na chuva é para se molhar, mas cuide-se!

Como você pensou sua corrida?

Sua Corrida é inteligente? Confira o gabarito.

Faça o teste e descubra se sua corrida é inteligente.

Correndo por subidas e descidas.

Corrida técnica para ficar mais forte.
Qual a personalidade de seus pés?

 

Confira os artigos de 2010 de Miguel Sarkis.

Confira aqui no shopping ativo.com mais informações sobre o Livro A Construção do Corredor