Olimpíada Sustentável

Atualizado em 14 de fevereiro de 2011
Mais em

Por Fernanda Silva

O sonho de promover uma Olimpíada ecologicamente correta foi concretizado e terá história contada no filme “Going for Green – Britain’s 2012 Dream (O sonho britânico para 2012)”. Patrocinado pelo Ministério de Relações Exteriores Britânico, o documentário mostra como foi desenvolvido o projeto do Parque Olímpico para os Jogos em uma área contaminada.

O Brasil receberá uma exibição especial em Brasília, 17 de fevereiro, na Cultura Inglesa – 709 / 909, Asa Sul, das 19h30 às 21h30 e em São Paulo, no dia 15 de fevereiro, das 14h30 às 18h, no Centro Brasileiro Britânico, na Rua Ferreira de Araujo, 741, localizado no bairro de Pinheiros.

Uma das atrações do evento olímpico serão os estádios com arquibancas removíveis, que poderão ser retiradas após os jogos, como no Estádio Olímpico, cujo último andar é totalmente desmontável, e do Centro Aquático, que tem duas arquibancadas temporárias, deixando o espaço livre para outras atividades esportivas. As obras do Parque Olímpico também estão sendo realizadas de maneira sustentável, no Leste de Londres.

A equipe responsável reconstruiu o local, que era um aterro sanitário, transformando em um parque arborizado. Foi criada também uma hidrovia e uma ferrovia para a melhoria do transporte dos materiais das obras, para diminuir a emissão de carbono. No fim das Olimpíadas, o local será um dos maiores parques urbanos e abrigará muitos animais em extinção e muito verde.