O´Grady vence Paris-Roubaix

Atualizado em 16 de abril de 2007
Mais em

Por Christian Baines

O velocista australiano Stuart O´Grady (CSC) realizou um ataque fulminante a 25 quilômetros da meta e se tornou o primeiro ciclista da Commonwealth a vencer a Paris-Roubaix, disputada no último domingo. Após percorrer 256 quilômetros, 52,7 deles em trecho de paralelepípedos, O´Grady chegou ao velódromo de Roubaix em 6h09min07s, com 52 segundos de vantagem sobre o espanhol Juan Antonio Flecha (Rabobank), que liderava o grupo de sete ciclistas. O terceiro lugar ficou com o suíço Steffen Wesemann (Wiesenhof Felt).

Presente no pelotão de mais de 30 atletas escapados já na primeira hora de prova, O´Grady não deu chances aos adversários em sua fuga solitária. Com isso, o emblemático troféu da Paris-Roubaix foi para a esquadra dinamarquesa CSC pelo segundo ano consecutivo.

“Hoje, ou venceria ou morreria tentando”, declarou o australiano ao cruzar a linha de chegada. “Alívio. Esta é a primeira palavra que vem à mente. Tenho muitas pessoas para agradecer. Foram 18 meses de muito trabalho. O companheirismo nesta equipe é mais do que apenas vencer provas. Hoje, agradeço a todos da CSC por acreditarem em mim”, completou.

Cartas na manga
Vencedor em 2006, o suíço Fabian Cancellara foi apenas o 19º colocado, e comemorou a vitória de seu companheiro de equipe. “Como defensor do título, estou bastante feliz porque não perdi. Todos nós ganhamos juntos como equipe. Celebraremos no mesmo hotel em que comemoramos no ano passado”, contou Fabian.

O diretor da CSC, Scott Sunderland, também enalteceu o trabalho em equipe. “Todos estão de parabéns. Stuart merecia essa vitória. A esquadra merecia essa vitória”, disse. Sunderland confessou qual foi a estratégia da CSC. “Fabian era o maior favorito, mas nesse clima quente de hoje seria duro demais. Ele prefere frio e chuva. Stuart, por outro lado, está acostumado com o calor. Vê-se que temos diferentes peças para jogar”, revelou.

O sprinter belga Tom Boonen (Quick Step), vencedor em 2005, não mostrou o desempenho dos dois últimos anos e nem alcançou o grupo que perseguia O´Grady.

O brasileiro Luciano Pagliarini (Saunier Duval), 76º colocado no ano passado, tinha esperanças de “chegar ao fim sem grandes problemas e melhorar a colocação”, acabou não completando a prova.

Classificação – 105ª Paris-Roubaix (256 km):
1) Stuart O’Grady (Team CSC) 6h09min07s
2) Juan Antonio Flecha (Rabobank) a 52s
3) Steffen Wesemann (Wiesenhof Felt) m.t.
4) Björn Leukemans (Predictor-Lotto) a 53s
5) Roberto Petito (Liquigas) a 55s
6) Tom Boonen (Quickstep-Innergetic) m.t.
7) Roger Hammond (T-Mobile Team) m.t.
8) Enrico Franzoi (Lampre-Fondital) a 56s
9) Kévin Van Impe (Quickstep-Innergetic) a 1min24s
10) Fabio Baldato (Lampre-Fondital) a 2min27s