Ofuscado em casa

Atualizado em 01 de dezembro de 2011
Mais em

Por Fernando Bittencourt

Fabian Cancellara obteve um desempenho abaixo do esperado em 2011 e acabou perdendo parte do prestígio conquistado em 2010, inclusive em seu país. Após perder o posto de Rei das Clássicas para Philippe Gilbert – por fracassar em todas as provas da natureza na temporada – e o Mundial de Contrarrelógio para Tony Martin, o ciclista também perdeu o título de melhor ciclista suíço para seu companheiro de equipe, Oliver Zaugg.

Apesar de ter realizado uma temporada abaixo do esperado, Cancellara conquistou vitórias importantes no ano, como o título nacional de estrada, duas etapas na Volta da Suíça, a segunda colocação na Milão-São Remo e na Paris-Roubaix e o terceiro lugar no mundial de contrarrelógio, entre outros triunfos. O vencedor da eleição, no entanto, obteve uma vitória em 2011, a do Giro da Lombardia.

O título foi o fator decisivo para a nomeação de Zaugg. A vitória representou não apenas seu primeiro triunfo como profissional, mas a única conquista da Leopard-Trek em provas clássicas em 2011. O atleta foi eleito juntamente com a atleta nove vezes campeã mundial de contrarrelógio, Karin Moor. A dupla foi premiada em uma cerimônia realizada na noite desta quarta-feira (30), na abertura dos seis dias de Zurique e teve como

O praticante de mountain bike, Thomas Litscher, de 22 anos, foi nomeado o melhor ciclista sub-23, após vencer o Campeonato Mundial de Cross-Country de 2011, além do Campeonato Suíço e de obter, juntamente de Nathalie Schneitter, Nico Schurter e Lars Forster, a medalha de prata no Campeobnato Mundial de Mountain Bike da União Ciclística Internacional (UCI).

Karin Moor, por sua vez, anunciou sua aposentadoria para 2012. A ciclista afirmou que deixará o ciclismo profissional de lado após vencer pela quinta vez consecutiva o Mundial de contrarrelógio, além de já ter em sua praetleira alguns títulos europeus e suíços.