O Sol chega ao Rio

Atualizado em 09 de janeiro de 2011
Mais em

Por Fernanda Silva

Foi realizado neste domingo, 09 de janeiro, no Aterro do Flamengo, na cidade do Rio de Janeiro, o Circuito Sol Net, prova que abriu o calendário de corridas de rua de 2011 da Revista O2 com os percursos de 5 km e 10 km. Apesar do calor de mais de trinta graus, a competição contou com cerca de quatro mil corredores em sua segunda edição. Os participantes deram início à temporada com uma prova típica de verão, muito sol e calor.

Mesmo com as festas de fim de ano, que atrapalharam os treinos de alguns atletas, a volta às competições foi muito boa, revela a atendente Andréia Batista dos Santos, que participou de sua terceira corrida de rua. “Fiquei duas semanas sem treinar por causa das festas e isso atrapalhou um pouco meu desempenho na prova, além disso, o sol estava bem quente. Contundo, gostei muito de ter participado”, conta a corredora, que fez a prova de 5 km em 39min56s e voltou a competir ano passado nas duas últimas etapas do Circuito das Estações adidas, primavera e verão.

Já o iniciante no esporte, Fábio Albuquerque, 35 anos, gostou de seu desempenho e também da prova. “Achei muito bem organizada e sinalizada, gostei muito da corrida em geral, pretendo participar de outras e treinar cada vez mais para atingir minhas metas.” O analista de sistemas revelou que começou a correr há pouco mais de dois meses, com o objetivo de intensificar seus exercícios na academia e manter sua saúde, após realizar um tratamento de emagrecimento e ter perdido quase 25 quilos.

“Tenho amigos que também correm, foi um incentivo e tanto para mim, além do cuidado com a minha saúde, pois perdi bastante peso e tenho que me cuidar. Tento treinar o máximo que posso, correndo nas ruas da cidade e na academia. Quero entrar numa boa equipe de treino e participar das próximas competições da temporada” finaliza Albuquerque, que fez a prova do Circuito Sol Net em 35min25s.

Companheirismo
Para Ariane Albrecht, 50 anos, que fez a prova de 10 km junto com seu esposo Marcos Antonio Alves, 47 anos, ambos analistas de sistemas, a prova foi ótima, mesmo com o clima quente do Rio, que já estão acostumados. “O clima estava bem quente, mas como no Rio sempre faz calor, estamos acostumados. Não estava tanto calor quanto à prova do Circuito das Estações Adidas – Verão, em dezembro do ano passado. Hoje o clima estava mais tranqu,ilo” afirma a corredora que pratica o esporte ao lado do seu marido há cerca de dois anos.

“Comecei a correr junto com meu marido e não parei mais, muitas vezes ele me passa, mas eu continuo, vou devagar e sempre, nós somos apaixonados pela corrida de rua”. Conta Ariane, que fez a prova em 01h14min16s. “Treinamos sempre juntos também, corremos nas praias, ruas e avenidas, já participamos de varias provas de 10 km e queremos correr nas próximas que tiverem pela frente”. Finaliza a atleta que gostou muito da organização da prova e deixa a dica, “Uma vez participei de uma corrida que tinha uns ‘chuveirinhos’ para nos refrescar, achei ótima a idéia para um dia quente ou para provas nessa época do ano”.

Fotos: Ricardo Gama

Vencedores
Masculino 5 km

1º Tiago Martins da Silva – 16min21s
2º Eronildo José da Silva – 16min48s
Ronald da Silva – 16min54s

Feminino 5 km
1ª Rejane Ester Bispo – 19min11s
2ª Íris Ribeiro do Nascimento – 20min44s
3ª Regina Lisboa – 21min02s

Masculino 10 km
1º Mércio dos Santos – 38min22s
2º Edílson Francisco de Aguiar – 38min24s
3º José Raimundo Barbosa – 38min44s

Feminino 10 km
1ª Neilda do Nascimento – 42min15s
2ª Ana Maria Chiesa – 48min14s
3ª Maria Helena da Silva – 49min13s