O retorno de Ivan Basso

Atualizado em 25 de maio de 2011
Mais em

Por Fernando Bittencourt

Aos poucos, Ivan Basso (Liquigas-Cannondale) volta à rotina de treinos. O capitão da Liquigas sofreu uma queda no vulcão Etna no último dia 17 – enquanto treinava para o Tour de France -, dois dias depois do pelotão passar pelo local, em etapa válida pelo Giro d’Italia.

A roda traseira da bicicleta de Basso ficou presa em uma tampa de esgoto no vulcão, provocando a queda do ciclista na estrada, que teve escoriações no rosto e no ombro direito. Paolo Slongo, diretor esportivo da equipe italiana, encaminhou o atleta a um hospital próximo ao local, aonde recebeu 15 pontos da bochecha direita até a sobrancelha, próximo ao supercílio.

O bicampeão do Giro d’Italia, no entanto, está liberado pelos médicos e já se encontra no Etna com seus companheiros de equipe Maciej Bodnar, Davide Cimolai, Mauro Finetto, Kristijan Koren, Dominik Nerz, Maciej Paterski e Simone Ponzi. O escalador recebe atenção especial de sua equipe, mas ainda treina de forma cautelosa.

“O desejo de voltar às competições é muito grande, mas não há a necessidade de me expor a maiores complicações. Treinar com pontos no rosto não é fácil. Estou fazendo todo o possível para não perder mais tempo, me recuperar em breve e voltar a competir.”

Basso e sua equipe se concentram na disputa da Dauphiné-Liberé, a última antes da principal meta: o Tour de France.