O retorno de Indurain

Atualizado em 20 de setembro de 2011
Mais em

Por Fernando Bittencourt

Apesar de estar afastado do esporte há um longo tempo, o pentacampeão do Tour de France Miguel Indurain confirmou que participará novamente de uma prova no próximo mês. O espanhol confirmou presença no Gran Fondo – L’Etape Argentino -, evento organizado por membros da Amaury Sports Organization (ASO), que também é encarregada de organizar o Tour de France. O espanhol está confirmado para a prova que terá dois dias de duração.

O evento amador será realizado no dia 8 de outubro, em Mendoza, a prova com um percurso de 125 quilômetros, predominantemente plano. Os ciclistas terão que escalar apenas uma montanha de categoria 4 durante a competição, o que facilitará aos amadores novatos completarem a prova.

O segundo dia da disputa terá um percurso similar ao do primeiro, com apenas meio quilômetro a menos. Os ciclistas enfrentarão uma montanha de categoria 3 chamada Cumbre, no meio do trajeto.

Em 1995, Indurain se juntou ao time dos pentacampeões do Tour de France, que conta com Jacques Anquetil, Eddy Merckx e Bernard Hinault. O espanhol foi o primeiro a vencer a grande volta francesa por cinco vezes consecutivas, além de ter conquistado duas edições do Giro d’Italia, o recorde mundial da hora e a medalha olímpica de contrarrelógio. O multicampeão se aposentou em 2006 e, desde então, não disputou muitas provas.

Seu retorno aos pedais é muito aguardado e promete ser a atração principal da prova. “A presença deste excepcional convidado na primeira etapa do L’Etape Argentino proporcionará uma oportunidade única aos ciclistas, que poderão competir contra um dos melhores ciclistas da história, além de proporcionar um belo espetáculo para o público, que poderá torcer e aplaudir uma das lendas do ciclismo mundial”, disseram os organizadores do evento.

O retorno de Indurain é similar ao de outro vencedor do Tour de France, o ciclista Jan Ullrich. O atleta tem participado ultimamente de Gran Fondos e tem pedalado muito mais do que nos últimos anos, após sua aposentadoria.