O Rei da Montanha na Serra de Campos

Atualizado em 19 de novembro de 2010
Mais em

Por Tadeu Matsunaga

O ciclista Antonio Nascimento, o Tonho, será um dos atletas profissionais há marcar presença na 8ª edição do Desafio Serra de Campos, que acontece no próximo domingo, dia 21 de novembro.

Aos 33 anos, Tonho fez prevalecer sua característica de escalador, vencendo a classificação por montanha em três grandes voltas internacionais disputadas no país: Giro do Interior de São Paulo, Volta de Gravataí e Volta de São Paulo, e pretende aproveitar o bom momento neste final de temporada e disputar o título da competição.

“Me sinto muito bem após a Volta do Estado de São Paulo. Meu condicionamento está bom e vou prestigiar a prova. A competição favorece minhas características e espero um bom desempenho em Campos do Jordão”, disse o bicampeão paulista de montanha.

“Espero neutralizar as fugas e atacar no momento certo. As situações variam demais dentro de uma prova, mas minha proposta inicial é essa”, completou.

Partindo para seu nono ano defendendo as cores da equipe Memorial/Giant, de Santos, Antonio Nascimento festejou seu desempenho na temporada.

“Voltei a ser competitivo. Às vezes não conseguimos impor tudo aquilo que desejamos e confiança é algo que conta muito no esporte. Apesar de ficar sem títulos no geral, estou muito feliz com meu desempenho neste ano.”

Em 2010, Tonho venceu a classificação por montanha em três oportunidades: Giro do Interior de São Paulo, Volta de Gravataí (3º no geral) e Volta de São Paulo (5º no geral), além de conquistar a etapa final da Volta de SP.

Elogios a Luciano Pagliarini

Nesta semana, o ciclista Luciano Pagliarini confirmou sua aposentadoria no final do ano. O paranaense passa a integrar a comissão técnica da seleção brasileira de pista e já tem compromisso com a Copa do Mundo, em Melbourne, na Austrália.

Antonio Nascimento rasgou elogios ao ex-companheiro de seleção brasileira e Memorial, após a rápida passagem de Paglia pelo time da baixada santista.

“Como pessoa, nem tenho o que comentar. Excelente. Sempre tivemos muita afinidade. Ambos temos aquele brio de atleta de ponta. Ele [Paglia] tem todo o meu respeito, o que ele conquistou e fez pelo nosso esporte é para poucos.”

“São poucos os brasileiros que, assim como ele, conseguiram chegar à Europa. Ele viveu o que há de melhor, e foi uma pena o projeto da equipe Scott/Marcondes Cesar/São José dos Campos não ter vingado. Certamente ele poderia ter feito muito pelo time.”

Em relação à nova empreitada de Pagliarini, Tonho desejou toda a sorte ao colega e espera que possa render bons frutos ao ciclismo nacional.

“Espero que essa parceria junto a CBC seja benéfica, e que saibam usufruir e aproveitar toda a bagagem que ele tem a oferecer. Infelizmente temos nossas limitações em termos de base, instrução. Que saibam ouvir e desfrutar dos conselhos. Será muito válido.”