O poder do macarrão

Atualizado em 13 de setembro de 2007
Mais em

Por Juliana Saporito

O macarrão é um dos mais antigos alimentos conhecidos pela humanidade e um dos tipos de prato mais consumidos no Brasil. E não é só de sabor, aroma e alto valor nutricional – e até calórico – que o macarrão é feito. Fonte de energia, ele pode fazer parte de um plano de treinamentos específico que visa melhorar em muito a performance de quem pratica corrida.

A principal vantagem das massas na dieta dos atletas é fornecer carboidratos de maneira a garantir a queima energética e auxiliar na aceleração do metabolismo. “O macarrão supre as necessidades do organismo por conta do carboidrato, que é o combustível número um para o fornecimento de energia”, explicou a nutricionista Gabriela Guerrero, da Nutriessencial Consultoria.

Tânia Rodrigues, nutricionista da RGNutri, concorda. “O carboidrato controla o estoque necessário de energia que o organismo vai utilizar durante a prática da atividade física. Garante disposição e força para correr”, disse.

Gabriela Guerrero concorda que é possível associar os benefícios alimentares da massa aos treinamentos diários e consumir macarrão diariamente, desde que de maneira equilibrada. Só é preciso estar atento às combinações. “É muito importante dosar a quantidade de gordura utilizada no preparo da massa”, alertou.

Segundo ela, equilibrar quantidades e ingredientes é necessário para manter uma alimentação correta. “Prefira os molhos preparados à base de tomates e legumes, ou temperados somente com um pouco de azeite”, sugeriu. Os molhos à base de queijos são gordurosos e podem comprometer o desempenho físico.

Confira algumas sugestões de preparo e inclua o macarrão na sua dieta, todos os dias. Mas não se esqueça de complementar a alimentação com os outros grupos alimentares. “Acompanhar as porções de carboidrato com uma porção de proteína, como um filé de frango ou de carne bovina é ideal”, finalizou a nutricionista Gabriela Guerrero.

Segunda
Treino: aquecimento
Aqueça por 6 minutos. Inicie uma série com 1’ de corrida para 3’ de caminhada. Complete cinco séries.
Para comer: espagueti ao molho de tomates
Substitua a carne moída do molho a bolonhesa por pedaços de tofu e frango defumado. O ideal é refogá-los antes, juntos, e depois incorporá-los ao molho de tomates pré-cozido

Terça
Treino: corrida de 5 km
O aquecimento deve ter 5 minutos e preceder 5 séries de 2’ minutos de corrida para 3’ de caminhada.
Para comer: talharine ao molho oriental
Refogue legumes como brócolis e cenoura com molho shoyu. Inclua algumas tiras de carne magra e junte tudo ao macarrão. Dica: adicione água ao molho, ainda no fogo, para torná-lo mais leve.

Quarta
Treino: siga em frente
Mantenha os 5 minutos de aquecimento e some uma série ao treino de terça-feira, mantendo o mesmo tempo de treino.
Para comer: penne ao molho de espinafre
Prepare um refogado de espinafres, utilizando uma colher de sopa de azeite e um dente de alho. Após o cozimento, adicione duas colheres de creme de light e junte à massa

Quinta
Treino: leve
Treine leve. A dica aqui é apostar na caminhada, para descansar a musculatura e poupar esforços para o restante da semana.
Para comer: salada primavera
Cozinhe uma porção de macarrão parafuso e deixe esfriar. Junte cubos de peito de peru, cenoura ralada, e salsão. Tempere com sal e uma colher de sopa de maionese light. Cai muito bem nos dias quentes.

Sexta
Treino: forte
Aqueça por 6 minutos e inicie a primeira das 6 séries do dia. Corra por 21 minutos e altere com mais 2’ de caminhada. Faça uma série adicional com 3 minutos de corrida para 2’ de caminhada.
Para comer: cabelo-de-anjo com abobrinha e queijo cottage
O cabelo-de-anjo é muito fino e cozinha rápido, por isso é preciso ficar de olho ao cozimento. Para o molho, rale a abobrinha e refogue com uma colher de sopa de azeite. Junte duas colheres de queijo cottage, espere amornar e junte ao macarrão.

Sábado
Treino: prepare-se para o desafio
Aqueça por 5’ e faça 3 séries com 2’ de corrida para 2’ de caminhada e mais 3 séries com 3 minutos de corrida para 2’ de caminhada.
Para comer: espagueti com peito de frango
Corte o peito de frango em cubos e refogue com azeite, cebola e tomate picados. Se o frango já estiver pré-cozido, o preparo leva menos tempo e o sabor do prato não se altera.

Domingo
Treino: o desafio
Como o ritmo da semana aumenta gradativamente, nada como testar limites no domingo. Depois de aquecer, faça 6 séries mais intensas, todas com 3’ de corrida para 2’ de caminhada. Este é o dia do desafio.
Para comer: macarrão com queijo
Escolha o tipo de massa de sua preferência, com mais liberdade no domingo. Para o molho, junte misture em uma panela uma colher de sopa de requeijão light, uma colher de sopa de cream cheese e mais uma colher de queijo parmesão. Tempere com um pouco de noz moscada e sirva bem quente.