O país das milhas

Atualizado em 08 de novembro de 2009
Mais em

Por Cesar Candido dos Santos e Maurício Belfante

Neste domingo, dia 8 de novembro, a cidade de Brasília recebeu pela primeira vez a prova Mizuno 10 Milhas. Realizada no Eixo Rodoviário Sul, a prova na capital federal contou com a presença de aproximadamente três mil pessoas para a disputa dos 16 km, e encerrou a temporada 2009 do Circuito, que também passou por Rio de Janeiro, São Paulo e Belo Horizonte.

O clima fresco estava propício para a prática do esporte. Além disso, o circuito também foi animador para os participantes que, com muito alto-astral, superaram as poucas subidas que o caminho lhes proporcionou.

“A temperatura e o circuito estavam perfeitos. Um completou o outro, favorecendo muito os corredores, que sofreram pouco desgaste físico. A animação também foi um ponto forte para que os 16 km fossem superados mais facilmente”, disse Daniel Carmo dos Santos Filho, 37 anos, que ainda completou.

“As placas sinalizavam tanto em quilômetro quanto na medida americana, o que fez com que os corredores ficassem despreocupados e não estranhassem o trajeto”, finalizou o Servidor do Banco Central, que já corre há um ano e meio, na busca por uma vida mais saudável.

Vontade faz o corredor
Há quatro anos Cristina Oliveira decidiu colocar em prática algo que sempre apreciou: correr. Em busca de qualidade de vida, a servidora pública foi atrás do que queria e participou de sua primeira prova.

“Eu sempre tive vontade de correr uma competição de rua e comecei a praticar para chegar a um bom nível técnico, não me preocupando com o dinheiro que poderia ganhar, mas pela satisfação de estar fazendo algo que me agrada”, disse Cristina, de 40 anos, que adora provas longas.

“Sempre as provas longas me agradam mais que as demais. Maratonas, meia-maratona e provas de 21 km são minhas favoritas. Mesmo as 10 Milhas não sendo uma que costumo praticar, apreciei demais a prova, que foi muito boa e motivadora”, disse a corredora, que participou pela primeira vez de uma competição com a medida americana.

Saúde em primeiro lugar
Desde que começou a correr, há cinco anos, Renato Gontijo e Silva, servidor público, tem a proposta de melhorar sua saúde através das passadas.

“Comecei a correr por causa da saúde, mas só comecei a treinar para competir em provas há cerca de um ano, sempre preocupado com a parte física”, disse Silva, de 28 anos, que ainda completou.

“Alguns participantes não tinham noção da medida em milha, e achavam que o percurso seria parecido, ou até idêntico, com a medida que estamos acostumados, o quilômetro. Mas isso não atrapalhou em nada durante a prova, que teve um clima fantástico ”, finalizou.

Confira a galeria de fotos da disputa

:: Circuito Mizuno 10 Milhas – Brasília
Data: 08 de agosto de 2009
Horário: 8h
Percurso: 10 Milhas (16 km)
Clima: Nublado
Participantes: 3 mil

Vencedores

Masculino
Individual
1º – Antônio José Nunes Junior – 50min23s
2º – Lucas Scaravelli da Silva – 50min28s
3º – José da Silva Lima – 52min38s

Duplas
1º – Paulo Braz da Silva/ Israel Barbosa da Silva – 50min40s
2º – Marcos Hallack/ Edson Nascimento – 54min23s
3º – Fabiano Costa Alencar/ Carlos Alberto Filgueiras Gomes – 54min43s

Feminino
Individual
1º – Lucélia de Oliveira Peres – 1h00min51s
2º – Ariane Monte Cele – 1h02min24s
3º – Suzana Fastner – 1h04min48s

Duplas
1º – Luciane Antônia de Jesus/ Rosiane Xavier dos Santos – 59min38s
2º – Mariana de Oliveira David da Silva/ Francieli Rigo – 59min59s
3º – Maria Sandra Pereira/ Odinei Felix – 1h03min05s