O jeito de encarar a corrida é o segredo do bom rendimento

Atualizado em 24 de outubro de 2010
Mais em

Cada vez mais o conceito de sustentabilidade deve ser aplicado aos nossos hábitos e tarefas diárias. Dentro do mundo da corrida a idéia de sustentável tem mais um sentido, o de manter de forma contínua e segura sua frequência e melhora de rendimento.

É muito comum encontrarmos pessoas que iniciaram um programa de treinamento para corrida e por algum motivo não alcançaram o objetivo estabelecido inicialmente, seja ele um determinado desempenho ou mesmo o ganho de saúde e qualidade de vida.

Está na maneira como encaramos a corrida o segredo para torná-la sustentável, ou seja, não podemos encarar o treino como um remédio que estamos tomando para resolver determinado problema, seja ele de saúde ou puro estresse.

Assim que sentimos as primeiras melhoras, resultado das alterações fisiológicas ao esforço, temos a tendência de pensar que o problema inicial está resolvido, e como com qualquer medicamento paramos de tomar. É neste ponto que a postura sustentável do corredor deve prevalecer, são elas:

– O corredor sustentável deve sempre pensar que a fase inicial de treino será a base para sua evolução segura e contínua. Esta adaptação deve ser feita com muito cuidado e coerência, principalmente na relação do volume e da intensidade dos treinos.

– O acompanhamento profissional qualificado é a maneira mais indicada para se formular um planejamento de treino que respeite suas necessidades individuais e desta forma possibilite que a prática da corrida se torne uma atividade de longo prazo.

– A proteção articular, adquirida com o fortalecimento muscular direcionado, é um dos maiores aliados na segurança do corredor. Com as articulações bem protegidas pela musculatura trabalhada de forma correta, este indivíduo terá condições de evoluir na intensidade e no volume do seu treino de forma gradativa.

– A corrida deve ser incorporada como mais uma atividade de sua rotina. Depois que este hábito estiver adaptado aos seus horários a falta de tempo não será mais motivo para deixar de treinar.

O cidadão com postura sustentável se preocupa com o destino do seu lixo, procura reciclar papel, latas e embalagens, economiza água e energia elétrica além de procurar empresas que fornecem bens e serviços com a mesma postura. Ser sustentável requer esforço, disciplina, consciência e acima de tudo força de vontade. Devemos ser assim como cidadãos e também como corredores!