O Homem das clássicas

Atualizado em 03 de dezembro de 2010
Mais em

Por Tadeu Matsunaga

Após assinar contrato com a equipe Luxemburgo Pro Cycling por três anos e colocar fim as inúmeras especulações em relação ao seu futuro, Fabian Cancellara quer – novamente – marcar seu nome na história do ciclismo mundial.

O suíço quer conquistar as clássicas Liège-Bastogne-Liège e Volta da Lombardia e ser apenas o quarto ciclista na história a vencer as cinco clássicas monumentais, que incluem também a Paris-Roubaix, Volta de Flandres e a Milão-São Remo.

“Eu não quero desistir das outras clássicas, mas gostaria de ganhar em Liège e na Lombardia”, disse ele. “Preciso de novos desafios e objetivos para manter a motivação.”

Cancellara tem em seu currículos os títulos da Paris-Roubaix (2006 e 2010), Milão-São Remo (2008), Volta de Flandres (2010), Tirreno Adriático (2008), e em caso de vitória em Liège e Lombardia pode se igualar a Roger De Vlaeminck, Rik Van Looy e Eddy Merckx.

Em setembro, Fabian Cancellara conquistou o tetracampeonato mundial de contrarrelógio em Melbourne, na Austrália, sendo o principal campeão na categoria.