O corredor Marcelo Avelar virou freguês de pódios

Atualizado em 13 de dezembro de 2010
Mais em

Ele conquistou em 2010 a vaga mais concorrida para 1 ano de patrocínio pelo ativo, e foi destaque com o já famoso vídeo da avó emprestada para torcer por ele. O bate-papo com o corredor Marcelo Avelar encerra a sequência de entrevistas com os atletas amadores que fizeram parte em 2010 do projeto “O ativo.com vai patrocinar você by Forten”. Nesta terça-feira (14) serão conhecidos os cinco integrantes da edição 2011. 

O fato de a Corrida ser a modalidade mais concorrida está em sintonia com o crescimento da modalidade no Brasil, atestado pelo número cada vez maior de corredores pelos parques e também nas provas realizadas quase todo final de semana em São Paulo, e com muito mais frequência em outros grandes centros.

As primeiras edições do projeto contavam apenas com corredores como Selmo Rosa e Carla Durante, em 2007, e Diego Benito e Karen Kornilovicz em 2008. A edição 2009 foi a primeira a contar com um atleta de outra modalidade, Flávio José no Triathlon, mas Oswaldo Retz e Natasha Cavallo vestiram a camisa de corredores.

Depois de lutar para conquistar a vaga, Marcelo diz que já está com saudades do projeto. “Havia grandes concorrentes e realmente “corri” na frente para conseguir essa vaga. Se houvesse possibilidade de me candidatar novamente eu tentaria mais uma vez, faria até mais do que fiz, pois foi um dos melhores anos da minha vida, tanto como atleta quanto pelo crescimento pessoal e a maneira de enxergar as oportunidades”, diz Marcelo, que falou mais sobre essa experiência diferente em sua vida. 

ativo.com – Como foi sua experiência neste um ano de patrocínio do ativo?

Marcelo Avelar – Neste ano de patrocínio posso citar diversas mudanças em minha vida, que vão além de diminuir meus tempos e conquistar pódios, essa experiência me fez acreditar nos sonhos, acreditar que profissionais qualificados, produtos e ferramentas  trazem melhoras físicas e te fazem enxergar o esporte de outra maneira, te faz encarar as provas de igual para igual com qualquer corredor, pois você está preparado e, acima de tudo, confiante! Fiz amizades, fiz adversários que antes me viam como mais um na multidão e começaram a me enxergar pelo “retrovisor” nas provas e cada vez mais perto, mais perto, até que eu passei a enxergá-los no meu “retrovisor”. Quanto ao esporte eu, que sou estudante de Educação Física, pude colocar em prática muitas coisas, testar limites, saber que tais limites só existem quando você não acredita em você e que o esporte não tem somente a finalidade de escolher os melhores, mas sim incluir e dar oportunidades de ter mentes sadias e preparadas para o cotidiano. A grande diferença esteve nas ferramentas e nas pessoas envolvidas em todo o projeto, desde a nutrição, aos calçados, treinos, suplementos, tudo se encaixou num quebra-cabeça e sabe qual figura que formou? A figura de um vencedor que de repente olhou pro lado do pódio e viu o Adriano Bastos, heptacampeão da Maratona da Disney, do seu lado!

ativo.com – Dentre os atletas do projeto, você era o que tinha mais metas ambiciosas em relação a performance. Acompanhando este ano, você conseguiu inclusive superá-las. Quais as conquistas mais marcantes para você?

Marcelo Avelar – As metas de um corredor sempre são mais amplas e ambiciosas que todas as outras modalidades, as corridas têm cerca de 8 mil participantes cada, e junto com esse crescimento, cresceu também o número de assessorias, profissionais e automaticamente de pessoas mais bem preparadas para disputa das provas, então cada corrida era um frio na barriga e uma superação. Na minha categoria, em quase todas as corridas que participei, fiquei entre os 5 melhores, e isso seria o suficiente para mim, pois fazia 10 km em 39 minutos, mas com uma estrutura dessas que o ativo me proporcionou sei que poderia ir mais longe, e fui! Somei quatro pódios importantes, 4º lugar na Track&Field Analia Franco, 4º lugar na Track&Field Center Norte, 5º lugar no Wet’n Wild e 3º lugar na Meia Maratona de São Bernardo do Campo. Dentre outros números, somei mais de 3 mil quilômetros entre treinos e provas, 3 Meias Maratonas, 1 Maratona com recorde de 2h58min… ufa são inúmeros resultados que guardarei para o resto da vida!

ativo.com – Quais seus planos na Corrida para a próxima temporada?

Marcelo Avelar – Depois desse bom desempenho todo me apareceram até propostas de empresas para possíveis patrocínios no próximo ano, vou analisar e ver o que rola! Primeiro vou descansar uns 15 dias e depois reiniciar o ano com tudo!

ativo.com – A cada dia surgem mais corredores, que conselho dá para essas pessoas que estão descobrindo o prazer da corrida?

Marcelo Avelar – A corrida é o esporte mais democrático do mundo, basta um tênis e força de vontade para iniciar, porém, deve-se atentar a alguns detalhes importantes sobre tipo de pisada, treinamento adequado e individual, hidratação, suplementação e recomendo que consulte um profissional de Educação Física para que possa aproveitar melhor essa modalidade em ascensão, que traz inúmeros benefícios. Ir com calma é outro ponto importante, saber respeitar seus limites e os sinais do seu corpo!

Matérias relacionadas:

Em Águas Abertas. 
Um triatleta de garra.
Nas trilhas do Mountain Bike
Receita para se fazer um aventureiro.

 

 

A edição 2010 do projeto (a 5ª), além do patrocínio da Forten, o ativo.com teve parcerias com a Santaconstancia para o fornecimento de tecidos tecnológicos para o vestuário; com a Speedo para o fornecimento de materiais aquáticos; com a Hard Eight para a confecção do vestuário; com a Garmin (GPS); a K-Swiss para tênis e também vestuário; com a academia Body Tech (Formula); novamente com a Nutricius para o acompanhamento nutricional dos atletas; com a BK Assessoria Esportiva para a realização dos treinos; com o Instituto Cohen para as avaliações médicas e com a Sundown para o fornecimento das bikes; com a Casa da Pedra para equipamentos de aventura e a Ethika Suplementos Alimentares. Além disso, os selecionados tiveram inscrições gratuitas para as provas proporcionadas pelo ativo.com e também vão ganharam o cartão ativo club, que traz uma série de vantagens para os esportistas.