O bom e o ruim de correr à noite

Atualizado em 02 de agosto de 2007
Mais em

Por Odara Gallo

Se você está acostumado a acordar cedinho para treinar, é preciso ficar atento às peculiaridades de praticar corrida na parte da noite. Antes de sair pelas ruas da cidade quando escurecer, é preciso ter alguns cuidados.

O treinador Ricardo Rodrigues, da assessoria esportiva Ricardo Rodrigues Team, indica que a segurança do corredor é o primeiro fator que deve ser considerado. “Quem corre na rua deve ter atenção dobrada com os carros. Como a visão dos motoristas fica mais prejudicada, aconselho correr sempre com roupas claras e com assessórios refletivos”, explica Ricardo.

Os possíveis desníveis da rua ou pista também ficam mais camuflados e é difícil de percebê-los, por isso concentre-se bem na passada, uma pequena distração pode resultar em entorse ou queda.

A adaptação do atleta não pára por aí. Aqueles que estão acostumados a correr durante o dia devem programar o treino noturno para terminar pelo menos duas horas antes do horário habitual de dormir, pois o grau de excitação aumenta e o sono pode ficar prejudicado. “A dica é diminuir drasticamente o ritmo do treino nos 10 minutos finais para o corpo já ir relaxando”, aconselha o treinador.

Ao tomar esses cuidados, é possível fazer um treino diferente e aproveitar a temperatura mais amena do horário sem prejudicar sua performance.

:: Serviço
Prova: Rbk Night Run
Data: 11 de agosto
Horário da largada: 20h
Local: USP
Inscrições: www.nightrun.com.br ou pelo telefone (11) 6014-6161