Nuyens conquista a Volta de Flandres

Atualizado em 04 de abril de 2011
Mais em

Por Tadeu Matsunaga

Nick Nuyens (Saxo Bank-SunGard) atacou de maneira perfeita e conquistou a Volta de Flandres 2011 – um percurso de 256.8 km entre Brugge e Meerbeke -, confirmando também que seu segundo lugar, em 2008, não foi por acaso.

O ciclista belga protagonizou uma fuga com Sylvain Chavanel (Quick Step) e Fabian Cancellara (Leopard Team) os últimos cinco quilômetros de prova e superou ambos no sprint final. Tom Boonen (Quick Step) terminou na quarta posição.

Nuyens não escondeu a emoção logo após a vitória e afirmou que precisará de um tempo para se acostumar com o fato de ter conquistado a clássica. ” Vou precisar de algum tempo. É uma vitória especial, principalmente pelo começo de ano irregular, onde não tinha sido combativo”, disse. “Eu sei que não sou o melhor ciclista de todos, mas também sei que se estiver em um dia bom, eles precisam me levar em consideração.”

O triunfo de Nick Nuyens foi um dos mais imprevisíveis da competição nos últimos anos. O trecho final da prova foi marcado por constantes ataques. Cancellara tentou o primeiro deles, a 60 km da meta, se juntando a Chavanel (aquela altura escapado desde o Oude Kwaremont).

Escapados, Cancellara não recebeu qualquer ajuda de Chavanel e a diferença para o grupo de elite passou a diminuir próximo ao Muur in Geraardsbergen, e Gilbert, Ballan, Leukemans juntaram-se aos dois ciclistas. Na última subida do dia, o Kapelmuur, Bosberg, Flecha, Nuyens, Boonen, Langeveld, Geraint Thomas, Hincapie e Staf Scheirlinckx uniram-se ao grupo.

Com oito quilômetros para o encerramento da prova, doze ciclistas lutavam pela vitória. Ataques de Ballan, Nuyens, Thomas e Flecha foram neutralizados. Outro ataque, dessa vez de Langeveld, também foi neutralizado por Ballan, mas Cancellara imprimiu outro ataque na sequência e foi acompanhado apenas por Chavanel e Nuyens.

Nos últimos dois quilômetros, o trio tinha uma vantagem de 10 segundos sobre o grupo perseguidor e as chances mantinham-se abertas para todos.

Dentro do último quilómetro, Boonen tentou um contra-ataque, mas parecia tarde demais. Cancellara iniciou o sprint cedo e cortou as chances de Boonen. Nuyens saltou para a decisão, assim como Chavanel. Os três lutaram pela vitória, mas o belga levou a melhor e conquistou de maneira imprevisível o título.

Classificação

1 Nick Nuyens (Bel) Saxo Bank Sungard 6:01:20
2 Sylvain Chavanel (Fra) Quickstep Cycling Team
3 Fabian Cancellara (Swi) Leopard Trek
4 Tom Boonen (Bel) Quickstep Cycling Team 0:00:02
5 Sebastian Langeveld (Ned) Rabobank Cycling Team 0:00:05
6 George Hincapie (USA) BMC Racing Team
7 Björn Leukemans (Bel) Vacansoleil-DCM Pro Cycling Team
8 Staf Scheirlinckx (Bel) Veranda’s Willems – Accent
9 Philippe Gilbert (Bel) Omega Pharma-Lotto
10 Geraint Thomas (GBr) Sky Procycling