Novos líderes

Atualizado em 27 de outubro de 2011
Mais em

Por Fernando Bittencourt

Kristian Hynek e Robert Novatny venceram a 4ª etapa da Brasil Ride pela categoria open masculina, realizada nesta quarta-feira (26) em um percurso de 81,5 quilômetros. Os tchecos levaram a melhor na dura disputa travada com Luís Leão Pinto e Alejandro Dias (Team Spano-Luso), durante os 81,5 quilômetros do estágio e, ao atacarem no trecho final, conquistaram uma pequena vantagem, que foi o suficiente para tomar a camisa de líder da dupla adversária e apimentar a briga pelo título de 2011.

Na categoria máster, os brasileiros Abraão Azevedo e Paulo Freitas venceram pela segunda vez na prova e abriram uma enorme vantagem sobre os suíços Barti Bucher e Hansjuerg Gerbe, que sofreram com um problema mecânico na roda – quebrou no meio de percurso -, mas conseguiram completar a etapa, mesmo após perder um tempo precioso. Os brasileiros agora vivem uma cômoda situação e vestem, no momento, a camisa de líder.

Pela categoria feminina, Adriana Nascimento e Sabrina Gobbo não aliviaram para suas adversárias e conquistaram a quarta vitória consecutiva, o que as deixa em uma posição muito favorável rumo ao título da Brasil Ride 2011. Na disputa entre os brasileiros, por outro lado, ocorreram mudanças. Os novos donos a camisa branca são os atletas Hugo Prado e Douglas Neto, que cruzaram a meta na quinta colocação na geral e aplicaram uma vantagem satisfatória para Josemberg Pinho e Raphael Mendes, até então líderes.

A 4ª etapa da principal Ultramaratona de MTB da América Latina ficou marcada pela grande beleza do trajeto, muito elogiada pelos ciclistas (assim como a organização), que conteve trilhas e um visual diferenciado, onde os atletas puderam avistar o pico do Barbado, com 2.033 metros de altitude (o ponto mais alto do nordeste brasileiro), sob um forte calor, que transmitiu aos participantes da prova uma sensação térmica acima dos 40ºC e, obviamente, dificuldades durante a prova.

“É o melhor evento que já participei na vida, o lugar é lindo e as pessoas têm um ótimo coração”, comentou o italiano Piero Pellegrini, após cruzar o pórtico de chegada na segunda colocação em duplas mistas, atrás da dupla Ivonne Kraft e Mateus Ferraz, que venceu oficialmente a etapa, já que o casal Brian e Jennifer Smtih, que chegou em primeiro lugar, já não disputa mais o título, depois da desistência na segunda etapa.

Segundo os mountain bikers, o momento mais divertido foi a trilha de aproximadamente 7 km de extensão em mata fechada, que levou a competição rumo ao povoado de Arapiranga. “Hoje foi um dia muito prazeroso. A organização preparou um downhill até Arapiranga alucinante! Coisa linda! Parecia trilha gringa, tipo Whistler (no Canadá). Inacreditável a trilha que descemos. Um evento maravilhoso!”, elogiaram Gustavo Astolphi e Marcelo Sampaio, da equipe Pedal Urbano/Specialized.

Neste momento da prova, os ciclistas já percorreram 273,9 km, praticamente a metade do percurso total de 602,9km, que terá continuidade nesta quinta-feira (27), com a 5ª etapa na Chapada Diamantina, a ser disputada ao longo da Serra das Almas, num percurso de 95 km e 1.750 metros de desnível acumulado.