Novo recorde na maratona

Atualizado em 02 de outubro de 2007
Mais em

Etíope bate o tempo de Paul Tergat e estabelece nova marca para os 42 km

 

Neste domingo, 30/09, o etíope Haile Gebrselassie venceu a Maratona de Berlim e estabeleceu novo recorde para a distância. Ele terminou a prova em 2h4min26s. A marca anterior era de Paul Tergat, 2h4min55s, também conquistada na capital alemã em 2003. “Isso é especial”, disse Gebrselassie  assim que cruzou a linha de chegada.

 

“As condições estavam perfeitas hoje. No ano passado, ventou demais (ele correu em 2h05min56s). A torcida foi maravilhosa e quero agradecer a toda a população alemã”, disse o vencedor.

Depois de um sábado de chuva, as condições climáticas estavam exatamente como o etíope preferia: começar com 14ºC e terminar com até 18ºC próximo das 11h. “Prometi terminar em 2h03min, o que não aconteceu. Quem sabe da próxima vez eu consiga”, falou Gebrselassie.

Não foi a primeira vez que o etíope bateu a lenda das pistas, Paul Tergat. Ele já havia conquistado o ouro nos 10 mil metros nas olimpíadas de 1996 e 2000, deixando o queniano para trás. A vitória rendeu a Gebrselassie o prêmio de 50 mil euros, além de um bônus no mesmo valor pela quebra do recorde.

 

A Maratona de Berlim se tornou tradicional em quebra de recordes. No masculino, já foram baixadas as marcas dos 42 km três vezes, além de outras duas entre as mulheres.