Novo ``fantasma´´ assombra Contador

Atualizado em 20 de outubro de 2008
Mais em

Por Cesar Candido dos Santos

Depois de conviver com o fantasma do retorno do norte-americano Lance Armstrong, o espanhol Alberto Contador ganhou uma nova “dor de cabeça”. Agora, o capitão da Astana está preocupado com a possibilidade de compartilhar a equipe com o cazaaque Alexander Vinokourov, e acredita que o time pode ter problemas caso isso aconteça.

“Existe a possibilidade de se criar muita controvérsia, mas, neste momento, ainda é cedo para falar algo. Devemos aguardar a decisão da UCI e acatá-la”, disse.

Contador, que só aceitou a presença de Armstrong na Astana depois de ter garantias que seria o capitão do time no Tour, afirmou não ter nenhum problema pessoal com Vino, seu companheiro na Manolo Saiz (antiga Astana), mas não vê uma forma de estruturar o time com três líderes na temporada 2009.

“Nós tínhamos um bom relacionamento quando éramos do mesmo time. Mas, se não existir nenhuma objeção [da UCI pelo seu retorno], isto poderia criar problemas de organização na Astana”, declarou o espanhol.

O caso Vino
Alexander Vinokourov foi expulso do Tour de France 2007 pela União Ciclística Internacional por doping biológico. O atleta foi julgado pelo tribunal de seu país e recebeu um ano de suspensão, que termina este ano. Inconformada com a decisão da Federação Cazaque, pois a pena mínima estipulada nestes casos é de dois anos, a entidade máxima do ciclismo entrou com uma ação contra o ciclista no Tribunal Arbitral do Esporte (TAS) para aumentar sua punição, mas desistiu do caso depois que Vino resolveu se aposentai. Agora, com o anunciou do retorno do cazaque, a UCI pode reativar o processo.

Vinokorouv foi um dos grandes colaboradores para a criação da Astana e ajudou a captar fundos para o time. Por isso, ele acredita ter lugar garantido na equipe que recebe apoio do governo de seu país.