Novidades no mundo das bikes para 2011

Atualizado em 04 de fevereiro de 2011
Mais em

O hemisfério norte encontra-se numa fase com muita neve, o ciclocross* tem reinado e assim é a fase preparatória para muitos ciclistas de estrada e mountain bike. Enquanto isso, aqui no nosso querido Brasil encontramos um verão atípico, com chuvas de manhã e final de tarde, o que tem prejudicado o pedal de quase toda a maioria.

Em um desses dias de chuva fui me atualizar em alguns sites e vi a foto de uma prova de ciclocross e o atleta tinha neve até a metade da roda, não sei nem como ele conseguia “andar”. Pergunto-me: Será que choramos demais? Quando chove não saímos, pois vai molhar a bike, quando tem lama também vai sujar a bike e estragar corrente, relação..?

A neve (água) só não suja, mas quando vem acompanhada de um terreno com muita terra embaixo ela vem (gelo+lama), ou seja, é pior que aqui e eles ainda se divertem e ainda tem um monte de campeonatos. Sei que é diferente… mas acho que serve de lição para não reclamarmos tanto das chuvas e lamas e aproveitar para pedalar!

Coloque uma jaqueta, proteja a sapatilha e saia para rua com cautela e na volta limpe a bike com um pano e lubrifique a corrente e pronto!

As equipes internacionais

Em 2011, Lance Armstrong promete que vai parar. Uma tristeza, pois “perderemos” um ícone do ciclismo para possíveis provas de Ironman, mas ele será lembrado para sempre no ciclismo! Agora vale a aposta: Será que ele vai mandar bem? Já foi triatleta, pedala muito, correu a maratona de Nova York super bem… aguardemos.

Alberto Contador, que tanto foi elogiado no ano passado por ter completado a saga espanhola em 2010 (futebol, tênis) foi suspenso pela Federação de Ciclismo espanhola pelo uso de clenbuterol, mas tem até dia 9 de Fevereiro para apresentar provas que o livre da acusação.

As Provas

Ainda com a incerteza das provas da Claro 100k, que fizeram sucesso em 2010, o público estradeiro ficou um pouco órfão de provas de ciclismo (amador), porém, ainda temos as gloriosas Copa VO2 e Granfondo, que este ano seguem com 2 etapas. Parabéns Federação Paulista de Ciclismo!

Tecnologia

Os câmbios de 11 velocidades seguem em pleno desenvolvimento, enquanto os câmbios eletrônicos vão se tornando algo mais “comum” no pelotão. O carbono promete ser cada vez mais leve e confortável.

Rolamentos de cerâmica estão chegando no mercado nacional com mais facilidade e prometem ser item básico para quem quer alta performance.

Brasil

Com muito orgulho teremos Murilo Fischer desfilando sua camisa da equipe Garmin Transitions – extremamente brasileira durante todas as provas internacionais. Valeu e parabéns Murilo!

Pinda segue em destaque após um belo início de temporada, enquanto isso a equipe de Americana/CicloRavena/Giant fez um grande trabalho em Poços de Caldas e se prepara para um ótimo ano, com Rafael Mancini sendo em dos favoritos para o Sprint.

Bom ano ciclístico a todos!

* Ciclocross: um misto de Bike de estrada e mtb, os aros são 700, guidão curvo, porém, os freios são cantilever e pneu possui cravos.