No clima da Bahia

Atualizado em 19 de dezembro de 2010
Mais em

Por Fernanda SIlva

A cidade de Salvador, capital da Bahia, recebeu neste domingo, dia 19 de dezembro, a etapa de verão do Circuito das Estações Adidas, fechando o ano de 2010 da corrida. Com largada no Jardim de Alah, pela a Avenida Otávio Mangabeira e cm percursos de 5 km e 10 km, a prova recebeu cerca de quatro mil corredores.

Com um clima um pouco abafado e com muito sol, os corredores não desanimaram e completaram a prova satisfeitos. “A prova foi bem tranquila, tudo foi muito bem organizado e pontual. No começo da prova fez muito calor, mas já estamos acostumados com esse clima e por ser na praia parecia que estava mais sol ainda”, conta o competitivo Antônio Henrique da Silva Moreira Sales, de 23 anos. “É a primeira vez que corro no circuito, já havia corrido em outras competições da O2, como a Fila Night Run, que também gostei muito, e em outras corridas locais”.

O estudante de design e técnico em edificações revela que sempre gostou de competir e isso foi apenas mais um empurrão para que participasse das provas. “Gosto muito de correr, mas pela falta de tempo, pois trabalho e estudo, corro menos do que eu gostaria. Já faz uns cinco anos que comecei a treinar para cuidar da minha saúde e por gostar de vencer desafios, como correr cada vez mais em menos tempo”, comenta o atleta, que revela sua preparação.

“Treino uma ou duas vezes por semana, nas ruas e avenidas da cidade, principalmente na praia por causa da resistência que você adquire. Sempre que posso também jogo futebol”, conta Sales.

Com bebê a caminho, mas sempre correndo
A funcionária pública, Érica de Carvalho Sampaio, de 32 anos, conta que gostou muito de ter corrido no circuito este ano e revela também que já havia participado antes e corre também na maioria das provas que são realizadas na cidade.

“Estou feliz por ter completado minha primeira mandala, queria muito fazer o circuito novamente ano que vem, mas como estou grávida, não sei como ficarão meus treinos em 2011”, afirma a atleta que está por volta da oitava semana de gestação.

O começo da corredora no esporte, aliás, teve um motivo parecido com a da maioria dos praticantes: melhorar a forma física. “Comecei a correr para cuidar da minha saúde, como tenho um amigo que é treinador, faço o treino que ele me passa, gosto de treinar nas ruas e praias de Salvador, me dá uma ótima sensação de bem-estar no final”.

Fotos: Maritza Mendes

Vencedores

Masculino 5 km
1º Antônio Raimundo Neris – 15min34s
2º Dionísio Santos de Jesus – 16min04s
3º Edílson dos Santos Brito – 16min26s

Feminino 5 km
1ª Helena Pereira Anunciação – 18min47s
2ª Andréia de Souza Ribeiro – 18min58s
3ª Elieci de Jesus – 20min34s

Masculino 10 km
1º Edésio de Oliveira Santos – 32min36s
2º Hélio Cássio Bispo – 33min00s
3º Márcio Barreto Silva- 33min16s

Feminino 10 km
1ª Geovana Santos Pereira – 37min52s
2ª Josefa Maria da Silva – 41min10s
3ª Carla Barbosa Guimarães – 41min31s