No caminho dos campeões

Atualizado em 17 de abril de 2006
Mais em

POR DANIEL KON

Você já está pedalando há mais de uma hora, as pernas queimam e é difícil até levantar a cabeça. De repente, você vê à sua frente algumas palavras pintadas no asfalto. “Go Ullrich”. “Lance”. Pedalar nas estradas que todos os anos são tomadas pelo pelotão do Tour de France é o sonho de dez entre dez aficionados por ciclismo. Desde 1993, a L´Etape du Tour reúne milhares de ciclistas de todo o mundo em corridas que recriam algumas das mais famosas etapas da maior volta ciclística do mundo.

Depois de reviver etapas como Les 2 Alpes e Mont Ventoux, em 2006 a L´Etape visita pela segunda vez o mítico Alpe d´Huez. O evento acontece no dia 10 de julho, dia de descanso para os participantes do Tour, e percorre uma distância de 187 km entre a cidade de Gap e a chegada na famosa montanha. No quilômetro 86, os ciclistas encontram o famoso Col d´Izoard e seus 2360 m de altitude. O trecho, inédito, tem 32 km de subidas com aclive entre 4% e 11%. No quilômetro 134, têm pela frente o Col du Lautaret, a 2058 m. Por fim, a partir do quilômetro 180, encaram as íngremes curvas do Alpe d´Huez – 21 no total – antes de cruzar a linha de chegada, a mesma que aguarda o pelotão do Tour no dia 18.

A revista VO2 reservou algumas vagas para os brasileiros que querem enfrentar as subidas que consagraram alguns dos maiores nomes do ciclismo. Os interessados devem escrever para redacao@vo2max.com.br. As vagas são limitadas.


O Alpe já aguarda os heróis do Tour

A montanha
Em 1952, o ciclista italiano Fausto Coppi fez história ao vencer, pela segunda vez, o Tour de France e o Giro d´Italia em um mesmo ano. O Tour de 1952 foi ainda palco de outro momento que viria a ser gravado na história do ciclismo mundial. Naquele ano, foi incluída no percurso uma etapa cuja linha de chegada ficava no topo de uma montanha dos Alpes franceses, conhecida pelas estações de esqui. Depois de mais de vinte anos fora do Tour, o imponente Alpe d´Huez voltou ao itinerário da maior volta ciclística do mundo em 1976, e desde então tem sido visitado praticamente todo ano pelo pelotão. O Tour transformou a montanha de 1860 m na mais famosa dos Alpes – nela nasceram lendas e fizeram-se grandes campeões.

A subida tem cerca de 14 km e uma média de 8% de inclinação. Nas 21 curvas da montanha, estão imortalizados em painéis os vencedores de cada uma das etapas que terminaram no local. Depois de Fausto Coppi, o primeiro, nomes como Bernard Hinault e Marco Pantani já triunfaram no Alpe d´Huez. Em 1995, Pantani provou ser um dos maiores escaladores de todos os tempos e conquistou o Alpe em incríveis 36min50s. O recorde permanece intocável, mesmo depois da vitória de Armstrong na cronoescalada de 2004 (em 37min36s), que lhe impulsionou para seu sexto título no Tour.