Nilceu leva 5ª etapa; Médici é o campeão

Atualizado em 17 de abril de 2007
Mais em

Por Christian Baines

O paranaense Nilceu dos Santos (Scott/São José dos Campos) finalmente conquistou uma etapa da Volta Ciclística Internacional de Campos (RJ). Após ser o segundo colocado na primeira, na terceira e na quarta etapa da competição, ele foi o mais rápido na quinta e última prova, realizada no dia 15 de abril, domingo passado, e levou a camisa verde – de melhor ciclista na disputa de metas-volante. A camisa amarela – de campeão da Volta – foi, porém, para o argentino Matias Médici (Scott/São José dos Campos), possivelmente o maior rival dos atletas brasileiros nos jogos Pan-Americanos do Rio.

Nilceu superou o venezuelano Anthony Brea (Selle Italia), vencedor da 3ª etapa da competição e completou os 118 quilômetros em 2h25min10s. “A equipe se manteve à frente do pelotão durante toda a prova, trabalhando para a conquista dessa vitória. Meus companheiros foram muito valentes e guerreiros. Das cinco etapas, estive presente no pódio em quatro ocasiões”, conta o sprinter.

Contra-relógio foi decisivo
Vencedor da segunda etapa da Volta, um contra-relógio individual de 15 quilômetros, o argentino Matias Médice não teve dificuldades em manter a liderança nas etapas restantes, todas totalmente planas, e faturou mais um título internacional.

“Tenho muito a agradecer aos meus companheiros de equipe pelo ótimo trabalho realizado nessa competição. Quando venci a prova de contra-relógio sabia que não seria fácil manter a camisa de líder até o final, mas tivemos calma para administrar a competição e trazer mais um título para São José dos Campos”, comentou o campeão.

O mineiro Pedro Nicácio e o mato-grossense Magno Nazaret, ambos da Scott/São José dos Campos, segundo e terceiro colocados respectivamente na etapa de CRI, também se mantiveram no topo da classificação geral e completaram o pódio da Volta.

Nazaret foi o campeão da camisa de melhor ciclista jovem – prêmio dado aos atletas com menos de 23 anos.

Classificação – 5ª etapa, Campos (118 km)
1) Nilceu Santos (Scott/Marcondes César) 2h25min10s
2) Anthony Brea (Seleção da Venezuela) m.t.
3) Kleber Ramos (FlyingHorse/Caloi/Suzano) m.t.
4) Rafael Andriato (Memorial/Santos) m.t.
5) Fabiele Mota (Sales Supermercado/Barbacena) m.t.

Classificação final
1) Matias Médici (Scott/Fadenp/SJC) 15h28min18seg
2) Pedro Nicácio (Scott/Fadenp/SJC) a 7seg
3) Magno Nazaret (Scott/Fadenp/SJC) a 14seg
4) Carlos Alzate (Colombia Es Pasión) a 27seg
5) Marcos Novello (Memorial/Santos/Giant) m.t.
6) Freddy Gonzalez (Colombia Es Pasión) a 33seg
7) Vanderlei Melchior (Sales Supermercados) a 43seg
8) Alex Diniz (Scott/Marcondes Cesar) a 44seg
9) Edwin Parra (Colombia Es Pasión) a 45seg
10) André Pulini (Memorial/Santos/Giant) a 51seg