Nibali é o novo líder em Trentino

Atualizado em 24 de abril de 2008
Mais em

Por Cesar Candido dos Santos

O italiano Vicenzo Nibali venceu nesta quinta-feira (24) a terceira etapa do Tour de Trentino, disputada entre as cidades de Torri del Benaco e Folgaria. O ciclista da Liquigás percorreu o trecho de 173 km em 4h33min44s, com uma diferença de 12 s para Franco Pellizotti e Gilberto Simoni, que completaram o pódio.

Após a vitória, Nibali assumiu a liderança geral da competição, com o tempo de 9h18min7s, e abriu uma ampla vantagem de 30 s em relação ao esloveno Jure Golcer, que até então liderava a competição.

Este foi o primeiro triunfo do atleta da Liquigás em 2008. Aos 23 anos, Vicenzo Nibali é considerado uma das grandes promessas do ciclismo italiano e espera corresponder as expectativas vencendo o Tour de Trentino.

A etapa foi mais dura do que os competidores imaginavam. Durante praticamente todo o trajeto, o ucraniano Dmyto Grabovsky, o francês Nicolas Portal, o russo Iván Rovny, o suiço Sylvere Ackermann e o argentino Roberto Richeze tentaram escapar do pelotão principal sem obter sucesso. Rovny chegou a abrir nove segundos do restante do grupo na terceira parte da prova, mas não teve pernas para se manter na frente. No final, Nibali arriscou uma fuga e venceu com tranqüilidade.

Nesta sexta-feira, dia 25 de abril, os competidores voltam a subir nas bicicletas para disputar a última etapa do Giro de Trentino, que terá um trajeto difícil, com altitudes elevadas e uma inclinação média de 11%. O que torna a disputa indefinida.

Classificação da 3ª etapa
1º – Vicenzo Nibali (Itália) – Liquigás – 4h33m44s
2º – Franco Pellizotti (Itália) – Liquigás – a 12s
3º – Gilberto Simoni (Itália) – Diquigiovanni – a 12s
4º – Fortunato Bailiani (Itália) – CSF – a 12s
5º – Stefano Garzelli (Itália) – Acqua&Sapone – a 12s

Classificação geral após 3 etapas
1º – Vicenzo Nibali (Itália) – Liquigás – 9h18min7s
2º – Jure Golcer (Eslovênia) – LPR – a 30s
3º – Stefano Garzelli (Itália) – Acqua & Sapone – a 35s
4º – Francesco Bellotti (Itália) – Barloworld – a 57s
5º – Franco Pellizotti (Itália) – Liquigás – a 1m25s