Nada de férias

Atualizado em 13 de julho de 2007
Mais em

Por Daniel Balsa

Julho é o mês em que o inverno mais se acentua. E não é só o frio que vem com o sétimo mês do ano, mas também aquela vontade de ficar embaixo das cobertas – a famosa preguiça – e deixar a bicicleta de lado, interrompendo o treinamento.

Para que você continue sua rotina no pedal, Ricardo Arap, professor responsável Race Consultoria Esportiva, diz que ter metas é essencial para “vencer” o frio e a preguiça.

“Você deve ter objetivos, seja ele qual for. Se possível, seguir pedalando ao redor de um pessoal que também possui metas. Isso faz com que cada um ajude o outro a se motivar mais, até chegar em seu foco principal”, acredita.

Para quebrar um pouco a rotina, Arap sugere que você pedale em horários alternativos aos que você está habituado. Quem também segue esta linha é Rodrigo Taddei, diretor-técnico da Limiar Assessoria Esportiva.

“Se tiver a oportunidade, pedalar em outro horário seria legal. Quem puder, recomendo a hora do almoço. Pelo menos, uma ou duas vezes por semana. O sol, por ser no inverno, não é tão agressivo e a temperatura é mais amena”, disse.

Novas rotas
Outra dica para que você mantenha a motivação mesmo no mês de julho é conhecer novos lugares para pedalar. “Chega essa época e muita gente viaja, deixando os grupos menores. Para quem fica, recomendo pedalar em lugares diferentes, outros parques, outras vias. Conhecer novos locais é importante para quebrar a rotina”, recomenda o diretor da Limiar.

O fato de o sol não ser escaldante faz com que Rodrigo veja um ponto positivo em pedalar no mês de julho. “No frio, você tem um gasto calórico semelhante ao do calor. Em ambas as situações, seu corpo queima energia para manter a temperatura ideal. A diferença é que no calor você sente um desgaste muito maior”, completou.

Aquecimento
O período de aquecimento deve ser maior – principalmente para treinos de tiro – quando a temperatura está mais baixa, até para evitar riscos de lesões. Para que a atividade não seja “chata”, Taddei recomenda que seja feita com outras pessoas. “Para enfrentar o frio, a parte social também é importante”.

Fique de olho
Tanto Arap quanto Taddei alertaram para o quesito vestimenta durante uma atividade neste mês de julho.“Recomendo que as pessoas usem uma roupa adequada para pedalar, para que se sintam mais cômodas durante a pedalada”, falou o professor da Race. “Leve uma roupa seca de reserva para depois da atividade, evitando que o corpo tenha uma queda brusca de temperatura”, finalizou Taddei.