Na roda, Diego Portugal vence etapa da Volta de SP

Atualizado em 24 de abril de 2008
Mais em

Leandro Bittar
De Atibaia, SP

Nesta quinta-feira, o ciclista Diego Portugal (Sundown/São Caetano) venceu a 6ª etapa da Volta de São Paulo, disputada entre as cidades de Campinas e Atibaia em um trajeto de 193 km. Portugal cruzou sozinho a linha de chegada depois de valer-se de uma fuga de mais de 120 km protagonizada por outros três ciclistas. A classificação geral, porém, não sofreu grandes alterações e Gregory Panizo (DataRo/Ponta Grossa) segue com a camisa vermelha de líder da competição.

A grande expectativa para esta etapa era a chegada em Atibaia. Já tradicional na Volta, a meta na cidade paulistana é precedida por uma subida de um quilômetro forrada pelos temidos paralelepípedos. Mas a atração do dia acabou sendo uma fuga envolvendo quatro ciclistas – Breno Sidoti (Scott/São José dos Campos), Fábio Ribeiro (DET/Cordeirópolis), Bruno Pereira (São Lucas/Americana) e Diego Portugal (Sundown/São Caetano). Os quatro atletas chegaram a abrir sete minutos de vantagem para o pelotão principal, o que daria virtualmente a liderança à Fábio Ribeiro.

Naquele momento, o líder da competição, Gregory Panizo, e sua equipe não assumiram a ponta do pelotão em busca dos escapados e manter a liderança, deixando o serviço a cargo de times com outros interesses na competição. As quatro equipes com atletas na fuga, claro, também não fizeram força. Mesmo assim, o grupo principal conseguiu diminuir a diferença e deixá-la em uma situação que não afetasse a classificação geral. Mas não o bastante para neutralizar a fuga.

Sem grandes interesses nem no sucesso da fuga nem na caça dela, o time Sundown/São Caetano instruiu seu atleta, Diego Portugal, que não fizesse parte do rodízio entre os escapados, mantendo-o sempre na roda dos outros três adversários. Com as energias poupadas, Portugal atacou quando faltam 10 km para o final, deixando para trás os escapados e cruzou a meta com 37s de vantagem para o segundo colocado, Fábio Ribeiro. Bruno Pereira obteve seu segundo pódio consecutivo na competição, com o terceiro lugar, 44s. “Ele tem méritos. É um atleta profissional e deve ter cumprido as exigências do treinador. Isso faz parte do ciclismo”, diz um resignado Ribeiro ao comentar a estratégia do vencedor.

Os grandes líderes da competição vieram logo atrás dos vencedores, alcançaram o último dos escapados – Sidoti – e não permitiram grandes mudanças na classificação geral. Gregory Panizo cruzou a linha 52s após o vencedor. Mesmo tempo do vice-colocado na classificação geral, Magno Prado (Scott/São José dos Campos) e do terceiro, Luis Amorim (Sundown/São Caetano). Otavio Bulgarelli perdeu 2s mas manteve-se na quarta colocação. Na quinta posição permanece Miguel Direna (Sales/Barbacena), que perdeu 4s para os líderes. Ainda pagando pelos problemas físicos da 2a etapa, Alex Diniz voltou a andar bem e recuperou 4s na sua luta pelo bicampeonato e agora está 1min58s do líder.

Como a chegada em subida valeu pontos também para a meta de montanha, Bruno Pereira (10 pontos) e Diego Portugal (10 pontos) assumiram a liderança da classificação por pontos, mas Pereira é quem deve vestir a camisa distintiva da liderança de montanha amanhã, tomando a honraria de Marcelo Moser (Avaí/Florianópolis), que agora é o terceiro na classificação. Na disputa por pontos, o argentino Edgardo Simon (Scott/São José dos Campos) segue soberano, assim como a sua equipe, Scott/São José dos Campos, no ranking por equipes.

Três etapas para o título
Com a situação quase inalterada, o pelotão segue para a uma etapa nessa sexta-feira. Serão 114 km entre Atibaia e São José dos Campos, nos quais o pelotão sofrer mais para ler a melhor estratégia ao sair e ao tentar conter as inúmeras tentativas de fuga previstas. Mas a tendência é que os líderes joguem suas cartas na penúltima etapa, que percorrerá a Serra de Campos do Jordão, a mesma percorrida na Copa VO2 Caloi – Desafio da Serra de Campos.

Classificação da 6ª etapa
1- Diego Portugal (BRA/Sundown/São Caetano) 4h29min36s
2- Fabio Ribeiro (BRA/DET/Cordeirópolis) a 37s
3- Bruno Pereira (BRA/São Lucas/Americana) a 44s
4- Alcides Vieira (BRA/DataRo/Ponta Grossa) a 46s
5- Alex Diniz (BRA/Scott/São José dos Campos) a 46s
6- Breno Sidoti (BRA/Scott/São José dos Campos) a 48s
7- Magno Prado (BRA/Scott/São José dos Campos) a 50s
8- Gregory Panizo (BRA/DataRo/Ponta Grossa) a 52s
9- Marcelo Moser (BRA/Avaí/Florianópolis) m.t.
10- Luis Amorim(BRA/Sundown/São Caetano) m.t.

Classificação geral após 6 etapas
1- Gregori Panizo (BRA/DataRo/Ponta Grossa) 19h24min59s
2- Magno Nazaret (BRA/Scott/São José dos Campos) a 3s
3- Luis Amorim (BRA/Sundown/São Caetano)a 15s
4- Otavio Bulgarelli (BRA/Flying Horse/Suzano) a 18s
5- Miguel Direnna (URU/Sales/Belo Horizonte) a 43s
6- Mauricio Morandi (BRA/Scott/São José dos Campos) a 48s
7- Renato Seabra – (BRA/Scott/São José dos Campos) a 50s
8- Marcelo Moser (BRA/Avaí/Florianópolis) m.t.
9- Douglas Bueno (BRA/Flying Horse/Suzano) a 51s
10- Adriano Martins (BRA/Metodista/São Bernardo do Campo) a 53s