Na hora certa

Atualizado em 24 de novembro de 2009
Mais em

Por Maurício Belfante

É algo comum entre quem pratica um esporte como a corrida a vontade de sempre querer evoluir na atividade e, consequentemente, aumentar a distância percorrida. Mas quando é a hora certa para esta mudança? Kim Cordeiro, diretor técnico da Assessoria Esportiva BK Sports, explica.

“Para aumentar a distância em uma prova o atleta deve ter tempo e disponibilidade para treinar. A evolução no percurso deve ocorrer entre dois ou três meses de treinamento. Em três semanas de um mês, a extensão pode ser aumentada aos poucos, sem exagero. Na última semana tem que haver um recuo”, diz Cordeiro, que completa.

“O mais importante para o progresso na corrida é a seriedade e a regularidade com que cada atleta a trata. Quando não há esses requisitos, o aumento de distância pode demorar a chegar”, diz.

Nos treinamentos
A evolução na corrida não tem outro caminho que não seja a dedicação aos treinos. Quem tem como meta mudar de percurso deve saber separar um tempo de suas semanas para dar as passadas.

“Para aumentar a distância em uma prova o atleta deve ter tempo e disponibilidade para treinar. O aumento da distância deve ocorrer entre dois ou três meses de treinamento”, explica Cordeiro.

“Caso o foco for uma meia-maratona, durante esses meses deve-se treinar três vezes por semana a distância de 12 km. Já se for uma maratona, o treino terá que ser intensificado para quatro vezes por semana, realizando distâncias de 16 e 18 km”, conclui.

Impossibilidade de aumento
Pode ocorrer com alguns corredores a impossibilidade de aumentar a distância que já está acostumado, e o corpo não estar preparado para mais esforço. Ricardo Arap, diretor técnico da Race Consultoria Esportiva, explica as causas para este problema.

“É sempre importante consultar um médico ou um treinador antes de tomar a decisão de aumentar a distância. Isso é necessário porque é importante rever o seu histórico na corrida, presença de lesão, baixa resistência e a adaptação no dia-a-dia. Além disso, o cansaço pode prejudicar o trabalho e a relação com amigos e familiares”, explica o treinador.

Efeitos
O aumento da distância pode trazer tanto efeitos positivos quanto efeitos negativos. “Conforme a sua distância aumenta, a resistência aeróbica e muscular também irá se elevar gradualmente. O aumento ajuda até o psicológico, pois o corredor aprende a lidar melhor com os obstáculos do dia-a-dia, como sol, chuva e o cansaço”, diz Arap.

“O aumento da distância também pode acarretar problemas, se não for feito de forma consciente, já que o risco de lesão aumenta. Além disso, a vontade excessiva de passar de nível, pode mexer com o psicológico do atleta, que não dosará suas passadas”.

O aumento da distância deve ser efetuado gradativamente, sem pressa, apenas com vontade de crescer e evoluir. O acompanhamento de algum especialista pode ser útil na hora de dosar o ímpeto para uma evolução sem surpresas.