Na flor da idade

Atualizado em 25 de maio de 2006
Mais em

POR FELIPE MENDES

Entre os mais de 1.200 atletas que irão largar para o Ironman Brasil Telecom, no dia 28 de maio na praia de Jurerê, em Florianópolis, ele é o único em sua categoria (masculino 75-99 anos). O norte-americano Alan Carlisle tem 76 anos e um grande histórico somado ao longo dos 40 anos de competição.

Durante esse tempo, o sorridente advogado superou um câncer de próstata e já completou mais de 81 maratonas. Mesmo assim não era o bastante: em 1979, Carlisle participou do primeiro triathlon, nos Estados Unidos. Seis anos depois, com 55 anos de idade, participou do primeiro Ironman, no Havaí.

Para manter o gás, Carlisle levanta todos os dias às 5h30, pronto para pedalar, correr ou nadar. “Às vezes treino as três modalidades”, revela. Aos sábados, chega a pedalar 80 km acompanhado de amigos com metade da sua idade. Ao comentar sobre seu desempenho nas provas Carlisle brinca: “Foi a idade que diminuiu a minha velocidade, não o câncer”.

Este é o oitavo Ironman do norte-americano que promete: “Não será a minha última prova. Quando chegar aos 80, mudo de categoria e ainda quero vencer o Campeonato Mundial em Kona, no Havaí”.