Na dependência

Atualizado em 26 de outubro de 2011
Mais em

Por Fernando Bittencourt

O Projeto 1t4i, antiga Skil-Shimano, ficou de fora do grupo de times eleitos pela União Ciclística Internacional (UCI) para ficarem com a licença ProTeam em 2012. Apesar de manter Marcel Kittel e trazer John Degenkolb, dois dos ciclistas mais vitoriosos neste ano, a equipe não conseguiu os pontos suficientes para ficar entre os 20 melhores.

No entanto, o 1t4i vê uma esperança de figurar entre as melhores equipes já em 2012, pois a Geox-TMC, que tem sua licença sob análise para ingressar no WorldTour, pode fechar as portas por não haver patrocinadores e nem garantias financeiras para continuar. De acordo com um porta-voz da UCI, essa vaga pode pintar para o 1t4i.

“Não sabemos ao certo o que acontecerá com a Geox e muita coisa depende disso. Se a equipe deixar de existir amanhã, será possível haver uma mudança dentro das equipes que disputam a licença Pro Team, no entanto, é muito cedo para falar alguma coisa, já que pode surgir um novo patrocinador para investir no time em 2012”, disse um porta-voz da UCI.

Iwan Spekenbrink, diretor-geral do It4i, reclamou do fato da Geox ter podido se candidatar a vaga, pois, como dito acima, não possui garantias financeiras para continuar, o que deveria ser requisito básico para pleitear um lugar entre os melhores. “Estamos muito confiantes de que estaremos presentes nas grandes corridas que queremos participar. Não conseguimos a classificação para adentrar o grupo das 20 melhores equipes por apenas quatro pontos”, disse o diretor.

“É estranho que a Geox esteja neste meio, pois sua situação não estava totalmente regularizada quando houve a eleição e poderíamos ter nos aproveitado desta situação. Não acho que a UCI teve segundas intenções nesta escolha, mas talvez haja uma falha nas regras, pois é estranho que algo assim aconteça”, completou.

Apesar da reclamação, Spekenbrink disse que irá acatar qualquer decisão da UCI, mas gostaria que as regras fossem mais claras para, enfim, entrar no WorldTour em 2013. Vale lembrar que a Geox tem até a próxima semana para apresentar as garantias de que pode continuar como equipe para o ano que vem. Caso contrário, poderá fechar as portas e ter seus ciclistas – casos de Denis Menchov e Juan José Cobo – livres de seus contratos.