Na contagem regressiva para o Ironman Brasil

Atualizado em 06 de maio de 2011
Mais em

Falta menos de um mês para o IRONMAN BRASIL 2011. Só que, antes de começar a pensar em tempo e performance para a prova, é muito importante que você saiba analisar todo o processo de treinamento que começou alguns meses atrás. Tenha certeza do que fez e lembre-se de tudo o que foi pedido, o que e como foi realizado.

Procure ser o mais honesto e realista com você mesmo sobre sua real condição. Claro que a maioria que chegar no dia 29/05 na linha de largada estará em um dos momentos de maior condição física da vida, sentirá a energia correndo por suas veias e a musculatura pedindo para ser solicitada após alguns dias de descanso pré-prova.

Nesses dias que antecedem a prova, é importante mentalizar cada etapa da prova, conseguir se imaginar na largada, nadando, pedalando e correndo bem. Até lá, siga as orientações de seu treinador e capriche na alimentação.

A nutricionista esportiva Flávia Monzillo recomenda: “Evite alimentos que não esteja acostumado ou que seja de difícil digestão. Frituras e alimentos muito ricos em gordura devem ser evitados, dando prioridade a alimentos com alto índice glicêmico e carboidratos, que serão sua fonte principal de energia”.

Voltando à parte dos tempos e ritmos, defina alguns planos de prova, ou seja, ritmos que lhe dêem uma noção de que rumo tomará durante a competição. Tenha em mente os tempos que deve fazer nas três modalidades em diferentes situações: realista, pessimista e otimista.

Para traçar esses cenários, analise sozinho ou com seu treinador o que de fato você consegue fazer, não se deixe influenciar por conversas de outros atletas e de companheiros de treinos. Veja os resultados dos seus treinos e saiba que na prova nada será tão diferente do que desempenhou nos treinos.

É normal vermos atletas que superestimam sua condição “se enganando” sem perceber. Começam a formar seu plano de prova com um tempo para cada modalidade, mas com o passar dos treinos, começa a tirar um minuto aqui, outro ali para sempre acreditar que poderá fazer um tempo incrível. Realmente isso até pode acontecer, se você estiver treinado, acordar 100% no dia D e as variáveis da prova (que são muitas) não mudem.

Estará em suas mãos, em suas pernas, em seus pés, em seu coração e, principalmente, em sua cabeça, o seu sucesso. Seja ele alcançado em 9 ou 15 horas, BOA PROVA A TODOS!

Confira artigos anteriores: