Musculação para corredores

Atualizado em 21 de agosto de 2008
Mais em

Aqueles que acham que para correr é preciso apenas ter fôlego estão enganados. O trabalho muscular é tão importante quanto a parte cardiorrespiratória no treinamento de corrida. Além de aumentar a força, a musculação ajuda a evitar lesões, melhora a postura e torna o corpo mais apto a receber a carga exigida de atividade.

Mas não é qualquer exercício que ajuda a melhorar o desempenho nas passadas. Para isso, a treinadora Luciane Macias preparou uma série de exercícios para fazer na academia. Eles irão complementar a preparação e melhorar seu desempenho nas provas.

A série tem como objetivo melhorar o condicionamento muscular, ou seja, a prioridade para essa fase é resistência da força muscular e não o trabalho de força pura do músculo. Por isso, deve ser realizado um número maior de repetições, cerca de três séries de 20, com intervalo de 30 segundos no máximo.

A referência para regular o peso é entre 50% e 60% da carga máxima. “Para saber qual é a sua carga máxima, o instrutor da academia deve orientá-lo a realizar um teste, que consiste em elevar a maior carga possível em apenas uma repetição”, explicou Luciane Macias. Com base no resultado, é possível saber aproximadamente a carga certa para cada exercício.

Os exercícios foram realizados com a colaboração do instrutor da Bio Ritmo Cezar Gomes.

Clique aqui para ver a série de exercícios