Mundial de Triathlon e Aquathlon Beijing 2011

Atualizado em 12 de setembro de 2011
Mais em

O Mundial deste ano foi muito especial, realizado na China, pois com a experiência dos Jogos Olímpicos os atletas desfrutaram de uma organização impecável, além da hospitalidade e receptividade do povo chinês.

O local do evento foi projetado para o Tritahlon e Aquathlon, a natação feita na represa de Chang Ping com água agradável e um visual belíssimo entre as montanhas da região. Boa parte da corrida era feita sobre tartam, mesmo piso das pistas de atletismo, e o ciclismo com asfalto bom e um trajeto bem técnico. O público podia acompanhar as provas de uma arquibancada com bela visualização, telões mostrando tudo, helicópteros filmando, enfim, tudo e um pouco mais que um Mundial exige.

Os melhores atletas da modalidade estavam presentes, e o destaque fica para a Inglaterra que em todas as categorias estava bem representada, inclusive na elite masculina, os irmãos Browlee garantiram o primeiro e segundo lugar do Circuito Mundial. Na elite feminina não foi diferente, a inglesa Elen Jenkins com a segunda colocação se sagrou campeã do Circuito. Outros países mostraram que chegarão bem nas próximas olimpíadas – França, Suíça e EUA.

O Brasil não conseguiu boas participações no Triathlon, percebo que o esporte cresceu muito, o nível dos atletas de ponta é cada vez melhor, e o Brasil está no nível de 10 anos atrás. No masculino, por exemplo, depois de nadar e pedalar muito forte os 6 primeiros colocados correram os 10km abaixo de 30 minutos num percurso com 4 subidas, isso é fantástico! Espero que logo mais possamos ter mais investimentos e ter representantes disputando com os melhores triatletas do mundo.

A minha participação no Aquathlon foi muito boa, consegui fazer como planejado, na primeira corrida de 2,5 km eu acompanhei os lideres, fiz uma natação consistente e na segunda corrida nos metros finais consegui ultrapassar o norte-americano e me tornar Campeão Mundial de Aquathlon, alcançando assim meu principal objetivo como atleta.

Outros artigos: