Mundial de Mountain Bike

Atualizado em 02 de setembro de 2011
Mais em

Por Tadeu Matsunaga

O Campeonato Mundial de Mountain Bike, realizado em Champery, na Suíça, desde a última quarta-feira(31), ajudou o Brasil a somar mais pontos no ranking da UCI (União Ciclistica Internacional), além de servir como um preparatório dos nossos atletas para os Jogos Pan-Americanos de Guadalajara, que acontece em outubro.

Os pontos acumulados serão importantes na definição do número de vagas para os Jogos Olímpicos de Londres, em 2012. Na prova “Team Relay” – uma competição mista que reúne um atleta de cada categoria, formando uma equipe de revezamento – os brasileiros conquistaram a 18ª colocação.

Nesta sexta-feira foram realizadas as provas nas categorias Sub 23 Masculino e Feminino. Os atletas Sherman Trezza de Paiva e Henrique Avancini representaram o País na competição, e terminaram em 24º e 25º respectivamente, demonstrando um “desempenho consistente e um ritmo respeitável”, de acordo com Odair Pereira, que assume o comando da seleção temporariamente.

Neste sábado, acontece a disputa nas elites masculino e feminino. O Brasil será representado pelos atletas Rubens Donizete e Roberta Stopa. No circuito olímpico, Donizete surpreendeu e obteve a décima posição, o que pode representar grandes chances de medalha no Pan, entre os dias 13 e 30 de outubro.

Ainda com foco no Mundial, Pereira espera um bom desempenho de Donizete e Stopa. “A expectativa é que os dois atletas terminem bem posicionados e pontuem no ranking UCI . Isso é muito importante nesse momentos e se mantiverem a média dos Mundiais que têm participado devem estar entre os 30 ou 40 melhores do mundo, o que será muito respeitável para um circuito como esse e com a concorrência que terão aqui.” Finalizou.