Mundial 2015

Atualizado em 21 de setembro de 2011
Mais em

Por Fernando Bittencourt

A União Ciclística Internacional (UCI) anunciou as cidades que sediarão os Campeonatos Mundiais em 2014 e em 2015. O Comitê da entidade se reuniu em um hotel dinamarquês e anunciou oficialmente que o evento será realizado em Ponferrada, na Espanha e em Richmond, nos Estados Unidos em 2014 e 2015 respectivamente. Vale lembrar que os eventos de 2012 e 2013 já têm local definido: Apeldoorn (Holanda) e Florença, além de outras cidades da Toscana (Itália), respectivamente.

A cidade espanhola de Ponferrada, também conhecida como Castelo dos Templários, se localiza em El Bierzo, província de Leon – comunidade autônoma de Castillo y Leon – e acolherá a competição entre os dias 13 e 21 de setembro de 2014. O contrarrelógio será realizado em um percurso de 39 quilômetros, dos quais os últimos nove serão em subida.

Richmond, por sua vez, é uma cidade pertencemte ao estado da Virgínia, nos Estados Unidos. “Trazer o Campeonato Mundial de Estrada de volta aos EUA é uma satisfação imensa. Os bons resultados e o empenho dos ciclistas norte-americanos na Europa, somado ao sucesso alcançado pelo US Pro Cycling e pela Volta da Califórnia são fatores que contribuiram para esta escolha. Isto representa o crescimento do ciclismo no país e nós só temos a agradecer à UCI”, disse Steve Johnson, diretor executivo da Federação Norte-Americana dos Estados Unidos.

O Campeonato Mundial não ocorre nos Estados Unidos desde o ano de 1986, quando foi realizado na cidade de Colorado Springs, no estado do Colorado. Para 2015, o evento está programado para ocorrer entre os dias 19 e 27 de setembro.

Jones salientou que o ciclismo é uma grande área a ser explorada, não apenas para promover eventos, mas também para melhorar o transporte e incentivar o esporte. Sua meta é explorar a imagem da cidade de Richmond e investir em atletas norte-americanos – seguindo o sucesso que alcançaram com Lance Armstrong e Greg LeMond, por exemplo.

Quem celebrou bastante a escolha de Richmond foi o norte-americano Taylor Phinney (BMC). “Nunca vi um Campeonato Mundial ocorrer em meu país e isto com certeza inspirará esta geração de ciclistas a buscarem novas conquistas“, concluiu o contrarrelogista, que nasceu em 1990.