Mulheres na pista

Atualizado em 30 de março de 2008
Mais em

Por Caio Barretto
Foto Felipe Fittipaldi

A Lagoa Rodrigo de Freitas, no Rio de Janeiro, foi o cenário da primeira edição da Corrida Caixa Mulher, neste domingo, 30 de março. A competição foi uma homenagem às mulheres, que comemoram neste mês o Dia Internacional da Mulher. Mas não foram apenas as 1.168 corredoras a completarem o percurso, de 7,2 km, que compareceram ao evento. Homens de todas as idades, acostumados a torcer pelo time do coração, desta vez torceram pela mulher do coração, seja ela namorada, esposa, mãe ou filha.

Gisele Barros, 25, não contou com a presença do namorado, mas mesmo assim venceu a prova em 28min09s. E falou bonito: “A mulher está conseguindo ser reconhecida não apenas no esporte, mas na sociedade como um todo. Esta corrida é um exemplo disso”, disse.

O clima era de alegria, apesar da chuva fina que caiu pela manhã. Das 1.752 inscritas, 584 ficaram em casa. Quem encarou o céu nublado pôde aproveitar os agrados que a organização preparou para as competidoras, como massoterapia, nutricionista, avaliação funcional, alimentação, hidratação, alongamento e yoga. “Enfim, as mulheres são lembradas”, disse, em tom de brincadeira, a arquiteta Maria Rita Oberlaender, 45. Seu namorado, o gerente administrativo Carlos José Oliveira Dias, 48, estava confiante no bom desempenho de Maria Rita. Tinha razão. Ela chegou em 9° lugar.

A largada atrasou quinze minutos. Muita gente ainda estava sem o kit da prova – que incluía camiseta, toalha, boné, folhetos, revista e o chip para correr. Maria Roale, 48, economiária da Caixa Econômica Federal – patrocinadora do evento –, não gostou da desorganização para retirada do kit. Segundo ela, muitas pessoas estavam furando fila. João Traven, 46, diretor da Spiridon – empresa organizadora –, respondeu para a O2: “Em 16 anos de empresa, este foi o nosso primeiro atraso. Um carro com membros do estafe sofreu um acidente de trânsito, a caminho da Lagoa, e nele estavam registros de quem se inscreveu pela internet”. Ele acrescentou que foi necessário esperar as mulheres que chegaram atrasadas.

Resfriado há uma semana – e debaixo de um guarda-chuva –, o analista de sistemas Alexandre Jammel, 33, não perdeu a chance de acompanhar a esposa, a estudante Elaine Masô, da mesma idade. Ela faz parte do grupo de corrida da academia Corpo&Cia, coordenado pela personal trainer Marcela Dabés, 25. “Escreva lá que somos as mais belas do Rio”, brincou, para a gargalhada das companheiras, a administradora de empresas Paula Marques, 28. Depois do pódio, foram sorteados 50 prêmios, entre eles artigos esportivos e, é claro, cosméticos.

:: Serviço
Corrida Caixa Mulher – 1ª edição
Data:
30/03
Horário: 8h45
Temperatura: 23°C (média)
Umidade: 66% (média)
Clima: nublado, com garoa fina
Inscritas: 1.752
Resultado: 1ª Gisele Barros, 28min09s; 2ª Neilda do Nascimento Loretti, 29min05s; 3ª Rozana Souza Albuquerque, 29min22s; 4ª Margareth Silva, 29min57s; 5ª Antonia Lemos da Conceição, 30min30s.