Mulher é o foco de palestra na Running Show

Atualizado em 23 de agosto de 2007
Mais em

Por Marina Oliveira

 

No segundo dia de palestras da Running Conference, organizada pela ATC (Associação dos Treinadores de Corrida) e parte dos eventos programados para a Running Show, a ginecologista Maíta Poli de Araújo ministrou o curso “Adequação do Treinamento da Mulher Atleta ao Ciclo Menstrual”.

 

Nele, afirmou que o ciclo menstrual da mulher atleta pode afetar o treinamento e performance em competições se não for acompanhado de perto pelo treinador e pelo ginecologista. “Os treinadores de corrida devem quebrar qualquer barreira de preconceito e se informar sobre o ciclo menstrual da aluna. Assim, dependendo de cada caso, pode organizar a planilha de treinos de acordo com esse período”, disse Maíta.

 

A conscientização dos treinadores, garante a especialista, minimiza os efeitos da menstruação em treinos e provas, além de evitar problemas como a Tríade da Mulher Atleta – diagnosticada em corredoras de longa distância e que engloba distúrbios alimentares, como a bulimia e amenorréia (interrupção da menstruação), e a osteoporose precoce.

 

Maíta possui mestrado em Ginecologia pela Unifesp – Universidade Federal de São Paulo, é pesquisadora e médica dos ambulatórios de Ginecologia do Esporte e de Uroginecologia da mesma universidade.