Mudança de planos

Atualizado em 12 de dezembro de 2011
Mais em

Por Fernando Bittencourt

Alberto Contador afirmou que adotará um planejamento diferente para 2012 e não disputará as Clássicas no início do ano, visando conquistar seu tetracampeonato no Tour de France, além da conquista na prova de contrarrelógio dos Jogos Olímpicos de Londres. O líder da Saxo Bank disputará cinco voltas até o mês de abril e então ficará sem competir até junho, quando terá pela frente o Critérium du Dauphiné e o Campeonato Espanhol e sua maior meta na temporada, o Tour.

“Quero estar mais forte do que nunca em 2012”, afirmou Contador ao Gazzetta dello Sport. Sua programação para 2012 se iniciará com a Volta de San Luis (23-29/01), a Volta ao Algarve (15-19/2), Tirreno-Adriático (7-13/3), Volta a Catalunha (19-25/3) e Volta do País Basco (2-7/4), abrindo mão das Clássicas das Ardenas para treinar até o Critérium du Dauphiné (3-10/6) e, finalmente, o Campeonato Nacional (23/6).

Quando questionado sobre os Jogos Olímpicos de 2012, o ciclista diz que ainda há muito para evoluir, inclusive suas habilidades no contrarrelógio. “Nas Olimpíadas eu quero fazer o meu melhor possível na prova de contrarrelógio e, se for convocado para a prova de estrada, estarei à disposição de meus companheiros”, afirmou o atleta, preocupado com o percurso do Tour de France, que contará com quase 100 km de prova contra o relógio.

Contador ainda elogiou seus companheiros de equipe e, motivado, disse que poderá melhorar seu rendimento em diversos aspectos para o próximo ano, acreditando poder surpreender novamente. “Contarei com companheiros de equipe excelentes no Tour, tais como Jesús Hernández, Dani Navarro, Benjamín Noval, Sergio Paulinho, Nicki Sorensen e Chris Sorensen. Além disso, tenho a convicção de que em 2012 poderei melhorar minha alimentação, meu desempenho nas montanhas, alguns equipamentos utilizados por mim nas provas e minha bicicleta, além de minhas habilidades no contrarrelógio, mas para isso deverei ser um pouco mais meticuloso”, disse o líder da Saxo Bank.

Por fim, o campeão do Giro d’Italia 2011 admitiu que não tem se dedicado tanto aos desde o final do Tour e justifica sua falta de comprometimento, alegando alguns problemas. “Tive muitas coisas para resolver nos últimos meses relacionadas à minha família, viagens e reuniões com patrocinadores, no entanto, não estive parado completamente, pois tenho jogado tênis e caçado bastante. Sei que esta não é o melhor a ser feito, mas me permitiu obter uma recuperação mais completa após a dura temporada de 2011, tanto mental quanto física. Preferi resolver todos os meus problemas no final de 2011 para iniciar 2012 apenas dedicado ao ciclismo”, concluiu Contador.