MTB 12 Horas

Atualizado em 14 de novembro de 2008
Mais em

Por Cesar Candido dos Santos

Alguns dos principais nomes do Mountain Bike estarão reunidos neste final de semana, dia 14 e 15 de novembro, em Itupeva, interior de São Paulo, para a disputa do MTB 12 Horas, uma das mais tradicionais provas de longa distância do calendário nacional. A disputa, que este ano chega a sua 13ª edição, contará com representantes do Brasil, Estados Unidos, Suíça, Portugal, Chile e Argentina.

O evento, que marca o encerramento do calendário da modalidade, deve reunir em torno de 200 ciclistas profissionais e amadores, divididos em dez categorias. A prova será disputada em um circuito de 10 km, e o vencedor é aquele que completar mais voltas durante as 12 horas. “Uma estrutura completa, com arquibancada, será montada para receber atletas e público. A expectativa é fazer desse encontro uma grande confraternização do mountain bike nacional”, disse Paulo de Tarso, presidente do Sampa Bikers, organizador do MTB 12 Horas, que conta com o patrocínio da Centauro.

Um dos principais destaques da prova é o norte-americano Tinker Juarez, um dos grandes nomes do mountain bike mundial em competições de longa distância e campeão mundial de MTB 24. Entre os brasileiros, a grande esperança é o brasiliense Abraão Azevedo, bicampeão da disputa. O experiente Marcio Ravelli, maior nome da história da modalidade no país, também é um dos favoritos para lutar por um lugar no pódio.

No feminino, a atleta a ser batida será a portuguesa Marta Rodrigues Sofia, bicampeã das 24 Horas de Portugal. Sua principal adversária deverá ser a mineira de Caxambu, Roberta Kely, que venceu este ano as 6 e 24 Horas e está muito perto de conseguir o título de bicampeã da Super Copa de MTB.

Serviço:
13ª edição do MTB 12 horas
Data: 15 e 16 de novembro de 2008
Horário: Meia-noite
Local: Largada Shopping Serra Azul
Rod. dos Bandeirantes, km 72
Informações: www.mtb12horas.com.br