Mourão vence 1ª etapa da Copa Internacional de MTB

Atualizado em 11 de abril de 2006
Mais em

POR FERNANDO MELLO

A mineira Jaqueline Mourão superou o forte calor de Socorro, em São Paulo, e venceu a primeira etapa da Copa Internacional de Mountain Bike, no domingo. Na categoria masculina, o paulista Edvando Cruz levou a melhor, em prova muito disputada.

A prova foi a primeira de Mourão depois de sua participação na Olimpíada de Inverno, em Turim (Itália). Ela liderou sem muitos problemas e abriu 11 segundos de vantagem sobre a paranaense Lorena de Oliveira, segunda colocada.

Mourão contou a experiência de sair de um lugar com temperaturas abaixo de zero para disputar uma prova sob intenso calor. “Na minha casa ainda tem muita neve no quintal e eu saí de uma temperatura de -20ºC para correr aqui em um calor de 40ºC. Mas foi muito legal, eu estou muito concentrada, com o meu emocional e fiz uma prova super controlada, do jeito que eu pensei”, afirmou.

Agora, Mourão volta ao Canadá, país onde reside, e segue a preparação para a Copa do Mundo. Na primeira etapa da competição, disputada em Curaçao (Antilhas Holandesas) na semana passada, a brasileira ficou na 30ª colocação. Segundo a organização da Copa Internacional, Mourão já confirmou presença na 3ª e 4ª etapas da Copa Internacional de MTB.

Ao contrário da prova feminina, a masculina teve intensa disputa pelo título. O paulista Edvando Souza Cruz, que largou na 10ª colocação, assumiu a liderança no final da quinta volta. “Foi uma das provas mais perfeitas que eu já fiz na vida. Foi tudo perfeito. A hora em que eles abriram, pensei que não ia conseguir chegar mais neles, mas mantive a esperança e deu tudo certo”, contou o atleta, que representou o Brasil na Olimpíada de Atenas (2004) e é o atual líder do ranking nacional.

Renato Seabra foi o segundo colocado, depois de ter largado na mesma posição e ter assumido a liderança na segunda volta. Ele foi superado por Cruz na quita volta. Na terceira posição ficou Odair Pereira, que fez prova de recuperação. Ele largou em 13º. O chileno Javier Puschel, um dos favoritos à vitória, terminou apenas na 17ª colocação. Puschel, que participou da primeira etapa da Copa do Mundo, em Curaçao, elogiou a organização da prova.

A próxima etapa da Copa Internacional de Mountain Bike será no dia 21 de maio, em Conselheiro Lafaiete, Minas Gerais.

Resultados da 1ª etapa da Copa Internacional de MTB – Socorro (SP):

Masculino
1- Edvando Souza Cruz – 01h57min43s
2- Renato Seabra – 01h58min09s
3- Odair Pereira – 01h58min28s
4- Ricardo Pscheidt – 01h59min32s
5- Gilberto Góes – 02h00min36s

Feminino
1- Jaqueline Mourão – 01h57min43s
2- Lorena de Oliveira – 01h51min01s
3- Jullyana Machado – 01h54min20s
4- Alziane Diógenes – 01h55min52s
5- Simone Dominicali – 01h58min02s