Mountain do Costão

Atualizado em 16 de abril de 2009
Mais em

Por Fausto Fagioli Fonseca

Paisagens paradisíacas, praias e montanhas. Este é foi o cenário presenciado por quem participou do Mountain Do Costão do Santinho 2009, prova de revezamento realizada em Florianópolis, no dia 11 de abril.

E nem o clima abafado, que chegou a 30º, foi o suficiente para segurar os cerca de 1.000 competidores que compareceram à Praia do Santinho para enfrentar os 66 km da competição.

É o caso do gerente de segurança Francisco Carlos Moser, 43, que decidiu tirar os tênis de corrida para correr descalço nas dunas. “Quando pisei na areia quente, perguntei pra mim mesmo: o que estou fazendo aqui? No posto de troca a pergunta mudou para: quando será a próxima?”, brincou Moser. “Maravilhoso. Nota 10, muito melhor do que esperava”, completou o engenheiro José Carlos Portella Nunes, 56.

Do futebol para a estrada
Aderaldo do Nascimento, 45, do quarteto misto Corre-Bloc, corre desde 1994. Na época, o bancário era adepto de outro esporte, e fala como foi a transição para as corridas de rua.

“Primeiro jogava bola. Mas um dia participei de uma corrida e ganhei. Daí para frente, virei um `Muttley´, só penso em medalha, medalha”, brincou Nascimento.

Sofrimento na trilha
A disputa de uma prova como o Mountain Do Costão pode não ser nada fácil. Isso porque o percurso, apesar de bonito aos olhos, pode ser um pouco duro, principalmente para quem não está preparado para as dificuldades, como foi o caso do médico Danton Corrêa, 38, que estreou em corridas de montanhas.

“Se você quer sofrer, vem correr no Costão do Santinho”, disse o médico, que confessou: “Não estava preparado. Não sabia que era assim. Quando estiver numa situação difícil na vida, vou me lembrar do Mountain Do. Vai ser mais fácil superar”, afirmou Corrêa.

Os vencedores
Com o tempo de 4h24min23s, o octeto masculino Luz & Oliveira/ Cia da Corrida, de Joinvile, Santa Catarina, foi o grande vencedor da prova. Nas duplas, a equipe Daniel Rech/ Unimed ficou com o primeiro lugar, com o tempo de 6h32min23s.

Na disputa de quartetos, quem levou a melhor entre as equipes masculinas foi o Grêmio Esportivo Santana da Parnaíba, que fez o percurso em 5h07min21s. Nos quartetos misto e feminino, as equipes vencedoras foram Corre-Bloc e Mega Girls, com o tempo de 5h42min17s e 7h17min33s, respectivamente.