Missão Etiópia

Atualizado em 23 de abril de 2009
Mais em

Por Cesar Candido dos Santos

A Etiópia pretende “roubar” do Quênia o status de possuir os principais maratonistas do planeta. Motivado com a vitória de seu compatriota Deriba Merga na Maratona de Boston, no último dia 20 de abril, o etíope Tsegaye Kebede quer o primeiro lugar na Maratona de Londres, no próximo domingo (26), para dar o segundo título importante ao seu país em menos de uma semana.

“Nós crescemos juntos na Etiópia e treino ao seu lado com frequência. Foi maravilhoso ver a vitória dele. Isto vai me inspirar para fazer o melhor em Londres”, afirmou Kebede, que conquistou a medalha de bronze nos Jogos da China após ultrapassar seu amigo Merga nos últimos metros da prova, já dentro do estádio Olímpico.

“Pequim foi uma corrida muito difícil para mim. Fiquei para trás na prova, mas, quando entrei no estádio, pude ver Deriba na minha frente. Ele estava exausto e isto permitiu que eu o ultrapassasse para conquistar o terceiro lugar”, lembrou o atleta.

Novato
Apesar de estar confiante para a disputa da prova britânica, esta será a primeira vez que Kebede participará da Maratona de Londres. Seus principais adversários serão o atual campeão Martin Lel, o campeão olímpico Saumel Wanjiru, ambos do Quênia, e o marroquino Jaouad Gharib, que conquistou a prata em Pequim.

“Esta é a minha primeira vez em Londres, então não conheço nada sobre o percurso ou o que esperar do clima. Mas treinei bem e vou mostrar no dia o que posso fazer”, afirmou o etíope. “Todos entram na prova para ganhar, mas tenho que esperar para ver o que acontece na corrida. Atualmente, o que importa para mim não é minha posição, mas sim meu tempo. Não posso imaginar em que posição chegarei, mas quero ser rápido”, declarou o atleta de 22 anos, que possui como melhor marca nos 42 km o tempo de 2h06min10s, obtido em Tóquio.