Minimize a retenção de líquido

Atualizado em 28 de agosto de 2008
Mais em

Por Odara Gallo

Todo mês é a mesma coisa. No período pré-menstrual, você ganha alguns quilos, se sente inchada e não vê a hora daqueles dias passarem para voltar à sua forma habitual. Como em quase toda reação no corpo feminino, a culpa do desconforto causado pela retenção de líquido é dos hormônios. “Toda mulher passa por isso. O que diferencia são os níveis dessa retenção”, disse João César Castro, endocrinologista da Unifesp.

Como não dá para fugir do acúmulo de líquidos, o jeito é entender o problema e minimizar o desconforto. “A retenção acontece porque o hormônio progesterona está no seu nível máximo. Essa substância é uma espécie de poupadora e tende a armazenar os fluídos, pois sabe que o corpo vai sofrer perdas com a menstruação”, explicou João César. Apesar disso, existem mulheres que passam por esse período com mais prejuízos do que outras. “O nível pode variar desde um desconforto até dores fortes na perna. Como a área inchada fica com menos irrigação, há quem apresente problemas de pele e feridas”, falou Márcia Jablonka Kelman, endocrinologista especialista em Clínica Médica pela Sociedade Brasileira de Clínica Médica e Diretora Médica da clínica Biodiet.

Minimize o desconforto
Aquelas que sofrem mais no período pré-menstrual devem tomar alguns cuidados para diminuir a retenção de líquido. O primeiro passo é cuidar da alimentação. “É aconselhável controlar o consumo de sal uma ou duas semanas antes da menstruação”, indicou João César. Mas a regra para essa fase do ciclo não é só de restrições, pois existem alimentos que estão liberados e ajudam a eliminar os líquidos corporais. “A mulher deve ingerir frutas com maior concentração de água, como melancia, melão e abacaxi”, completou Márcia Jablonka. O consumo maior de líquidos fará com que os rins trabalhem melhor e, conseqüentemente, eliminem o excesso de fluídos.

Beber uma quantidade maior de água também ajuda nessa fase, mas é preciso moderar. “De um a dois litros é uma média boa”, sugere Márcia Jablonka. Por outro lado, ingerir água em excesso faz com que os rins trabalhem demais e fiquem sobrecarregados.

Mulheres que se submetem a seções de drenagem linfática podem sofrer menos com os desconfortos do período da TPM. “Essa massagem terapêutica aumenta a irrigação e favorece a eliminação de toxinas e impurezas do corpo”, afirmou a endocrinologista

Solução na sola do pé
A caminhada e a corrida também são aliadas quando o assunto é eliminar o excesso de fluidos. Essas atividades aumentam a circulação e a irrigação dos rins. “Na região do pé, existe um conjunto de vasos sangüíneos ao qual costumamos chamar de coração venoso. É importante estimular essa região porque o sangue volta para cima e circula melhor no corpo”, explicou Márcia Jablonka.