Mimos com vista para o mar

Atualizado em 25 de abril de 2009
Mais em

Por Marina Oliveira
Foto Lost Art

O sábado de atividades do Circuito Vênus – Corrida Para Mulheres, evento que engloba yoga, qualidade de vida e corridas de 5 km e 10 km, reuniu as 4,3 mil inscritas para um dia de retirada de kits com atividades exclusivas para elas. Todas em busca de equilíbrio e motivação para a corrida do domingo, que será realizada às 8h, com largada na Marina da Glória.

Enquanto retirava seu kit, Nathalia Del Carmen, 23, contou porque participa de corridas de rua: “Sou a favor de um estilo de vida saudável, o que inclusive faz parte do conceito desse esporte. Corro há sete anos, mas participo de provas desde o ano passado. Percebi uma diferença na minha evolução quando comecei a participar de competições. É um momento de mais energia”, disse a estudante, que pretende bater sua marca pessoal no domingo e correr os 10 km abaixo de 58min. Nathalia ainda comentou sobre a largada separada por ritmos, novidade para as cariocas. “Resolvi ser prudente e correr na faixa vermelha (6min/km a 6min30s/km), mas acho que poderia ter escolhido a laranja (5min30s/km a 6min/km)”, disse.

A primeira atividade do dia foi a aula de Yoga “Vinyasa Flow com Base na Saudação do Sol”, com a professora Danny Sá. “Foi uma aula voltada para corredoras, utilizando as posturas com dinâmica e preparando-as para a prova de amanhã. O yoga colabora para manter a concentração, o esforço e o equilíbrio na corrida”, completou a especialista.

Informação às corredoras
Quem esteve no Lounge Vênus também pode assistir ao seminário técnico “A Mulher na Corrida”, apresentado pela Nike. Para promover a iniciativa, a marca convidou para um espaço reservado cerca de 50 convidados, entre treinadores, jornalistas, atletas e formadores de opinião da corrida. “É uma forma interessante de trazer mais informação para as mulheres”, disse Fernanda Xavier, 19, enquanto esperava o seminário começar. A estudante, ao lado da amiga Fernanda Ferrão, 18, estudante, comentou que “a corrida é um esporte prazeroso, que pratico para garantir mais qualidade de vida”. As duas, que se conheceram em uma aula de spinning na academia, vão correr os 5 km.

Mediado por Christiano Coelho, gerente de marketing e running da Nike, o seminário foi apresentado por Ricardo D’Angelo, treinador, pelo ortopedista Cristiano Laurindo e pela educadora física Geovana Coiceiro. “Abordamos a diferença das capacidades biomotoras da mulher e como ela encara a corrida hoje”, explicou D’Angelo. “As considero mais corajosas atualmente, responsáveis e disciplinadas para os treinos. A própria evolução da presença delas nas corridas de rua mostra isso”, completou o treinador.

Laurino também explicou que “não é tão fácil diferenciar o homem da mulher corredora. São necessárias pesquisas para encontrarmos respostas que associem os aspectos biomecânicos delas com a ocorrência ou não de lesões”. Já Geovana discutiu sobre os aspectos comportamentais da mulher: “É importante abordar a feminilidade e o que as leva a correr. Quais são as emoções, imagens e ideais de superação típicos delas”.

Yoga e corrida: combinação perfeita
Logo após o seminário foi a vez da aula “Hatha Yoga Com Foco na Corrida”, do professor Werneck. Cristina Abud, 29, aprovou a aula: “Pratico yoga há cinco anos e corro há dois. Adorei a prática de hoje, que inclusive é muito parecida com a que faço regularmente. Comecei a correr para perder peso, mas hoje considero que um esporte complementa o outro”, disse comerciante, que vai disputar os 5 km. “Quero chegar aos 10 km, mas preciso encaixar melhor os treinos com a minha rotina de profissional, yogini e mãe de dois filhos”.

Logo em seguida foi a vez da professora Deborah Weinberg ministrar a aula “Iyengar Yoga Para Corredoras”. “Trabalhei o alongamento das pernas, a firmeza dos tornozelos e o fortalecimento muscular, tudo para preparar as mulheres para a corrida de amanhã”, disse a professora.

Lívia Fagna Lima de Souza, 28, participou da aula seguinte, “Iyengar Yoga com Kalidas Nuyken”. “Nunca tinha praticado yoga antes. Percebi hoje que essa não é uma prática só de relaxamento, mas de fortalecimento muscular também”, lembrou a recepcionista, que corre há um ano e meio e que, além da aula, já tinha customizado a camiseta da corrida com cristais CRYSTALLIZED™ – Swarosvski Elements. A última aula do dia foi “Hatha Yoga para Mulheres”, feita pela professora Rafaela Bentes. Também corredora, a especialista vai alinhar para a largada dos 10 km no domingo. “A aula de hoje foi dedicada a melhorar o aspecto feminino, pensando em garantir concentração, respiração e estabilidade à corrida”.

Dia especial para elas
A estudante Maria Beatriz Moreira, 22, começou a correr há dois anos, em busca de uma forma de perder peso sem dieta. “O esporte trouxe auto-estima e preparo físico. Não penso em alcançar metas de tempo e acho que 10 km é a minha distância ideal”, contou, após realizar limpeza facial no espaço BB Seguro Vida Mulher e enquanto se dirigia para o test drive de um dos modelos Honda.

Maria Beatriz estava acompanhada da amiga Andréia de Vargas, 32, vendedora, que conheceu na etapa carioca da Vênus do ano passado. “Meu marido é maratonista e ele me inscreveu para essa corrida. Já fiz as unhas no espaço da TAM e tomei chá verde Lipton”, contou.

Já no espaço BB Seguro Vida Mulher, oito jogadoras de vôlei de praia compareceram para prestigiar o evento. Elize Maia, uma delas, vai correr os 5 km no domingo. “Costumo correr na praia, para diminuir o estresse e relaxar a mente. Mas deixo as metas e objetivos para o vôlei: na corrida só quero me divertir”, completou.

Clique aqui para acessar a galeria de fotos do evento