500 mil dólares mais ricos

Atualizado em 11 de outubro de 2010
Mais em

Por Fausto Fagioli Fonseca

O queniano Samuel Wanjiru, de 24 anos, foi agraciado nesta semana com o prêmio de 500 mil dólares por sua vitória no WMM (circuito de maiores maratonas do mundo) da temporada 2009/2010. O atleta já havia sido campeão do circuito, que reúne as cinco principais provas de 42 km do mundo (Berlim, Chicago, Boston, Nova York e Londres), no ano passado.

“No ano passado eu prometi que estaria de volta aqui para defender o meu título e estou orgulhoso de ter cumprido essa promessa”, disse Wanjiru. “Ser o campeão olímpico da maratona é um sonho para todos, mas ganhar o World Marathon Majors significa que você tem que ser forte e consistente ao longo de dois anos e estou feliz por ter alcançado essa honra duas vezes.”

O fundista, campeão olímpico da prova mais tradicional do atletismo em Pequim, somou 75 pontos, 10 a mais que seu principal concorrente, o etíope Tsegaye Kebede, com as duas vitórias em Chicago, em 2009 e em 2010, e com a primeira colocação na Maratona de Londres, em 2009. Quem também levou a bolada foi a russa Liliya Shobukhova, que somou 85 pontos com duas vitórias em Chicago e uma em Londres, neste ano, além da terceira colocação na mesma prova em 2009. Ao receber seu prêmio, Shobukhova elogiou o circuito.

“É uma grande idéia e não serve como pressão, mas como uma fonte de motivação para os atletas competirem no seu melhor nas melhores corridas do mundo. Depois que ganhei a Maratona de Chicago em 2009 eu sabia que tinha uma oportunidade de ganhar o título da série, e eu estou orgulhosa de ter atingido este objetivo e espero voltar no próximo ano “, disse ela.