Miguel Sarkis: você tem medo de correr?

Atualizado em 24 de agosto de 2011
Mais em

Você tem Medo de Correr? Eu tenho! Sabemos que o medo é uma condição de sobrevivência e está ligado ao necessário estímulo que permite a perpetuação das espécies. Sem o medo, não teríamos sobrevivido aos tempos. Agora, a condição de medo está ligada, não à fuga dos dinossauros, mas a um emaranhado e uma montanhosa quantidade de afazeres e condições impostas pela sociedade.

As condições de vida em grandes centros populacionais nos trazem a dúvida, o medo e, de sobra, a dor. A contração muscular excessiva, pelo comando nervoso de contrair os músculos, traz dores que muitas vezes juramos ser uma lesão ou um problema ainda maior.
Falemos das responsabilidades do dia-a-dia:

Você alguma vez, tendo que acordar após uma noite de sono, mas ainda cansado, teve um sonho em que já havia acordado? O cansaço fala mais alto. O medo de perder a hora nos impõe a regra do acordar no horário, mas o subconsciente nos propõe uma peça e embarcamos rapidamente nela, por se tratar de uma necessidade fisiológica. O ato de dormir prepondera.

Ainda com relação ao dia-a-dia: Alguma vez você formulou alguma desculpa ou mentira para não enfrentar determinadas solicitações do seu dia-a-dia? Sentiu-se bem com esta mentira?

Mentiu para si mesmo:

Imaginou “confortavelmente” que já havia resolvido algo que deveria ter realizado? Em treinos, cortou pela metade e anotou inteiro? Fingiu que correu tudo no mês, no ano e foi para a maratona como se estivesse com todo treinamento cumprido?

Antes daquela prova que escolheu:

Antes da prova, sentiu um arrepio e um medo incontrolável? Durante a corrida, sentiu um medo intenso? Após a prova, sentiu que daria para fazer muito mais?

É comum que pessoas destreinadas sintam mais medo do que as treinadas, porém, existem vários tipos de corredores, com pouca, média e muita experiência. Diante disso, eles podem apresentar variadas reações em relação às provas que decidiram realizar.

Há tipos de corredores que carregam um grande medo de treinar e os que possuem muito medo de competir. São os famosos “Leão de Treino” e “Leão de Provas”. Cada um destes leões só consegue realizar, muito bem, um dos dois e não os dois ao mesmo tempo. Outros trabalham muito bem a idéia de treinar forte e competir forte.

Para eliminar um pouco do medo:

Claro que um trabalho especializado de um psicólogo do esporte colocará em dia estas inclinações para uma ou outra atividade.

Há muitos exemplos de brasileiros que não lidaram bem com o emocional e tiveram suas carreiras comprometidas. Por outro lado, os não atletas também carregam intensas cargas emocionais para realizar as maratonas no mundo. Num caso em Nova Iorque, 1993, vários corredores brasileiros tomaram um analgésico para participar da maratona. Diga-se de passagem, foi antes de ter a possível ou talvez remota dor. Conclusão, eles tomaram e tiveram ótimos resultados. Nunca saberão se teriam condições para terminar bem sem o uso do subterfúgio.

Como é sentir medo e realizar uma ótima prova ou um treino excelente?

Correr deve ser natural e devemos colocar em dia todos os nossos pensamentos em torno do que fazemos. Se algumas vezes nos deparamos com medo, concentramos e vencemos este momento, antes de prejudicar nosso resultado, então estaremos garantidos com o melhor resultado.

A corrida com medo deve durar alguns segundos, até que você já tenha entrado em um nível de compreensão de que acumula condições para se sair muito bem.

Treinando e Competindo com Êxitos:

Se você desejar realizar um treinamento para obter resultados muito bons, então você precisará de uma orientação mais técnica para que não esbarre nos problemas mais costumeiros.

Seja para diversão ou para um objetivo mais forte, a corrida pode se tornar um elemento de prazer e de ótimas conquistas, desde que tenhamos muito claro as evidentes formas de medos, aflições e anseios.

Como era de costume, um grande piloto de Fórmula 1 reconhecia o medo como uma manifestação da personalidade, perante o desejo de ver realizado o melhor de si mesmo. E a partir desta constatação, buscava equilibrar forças, resistências, determinações, e medo, aos anseios e dúvidas.

Nos treinos

Na próxima vez que puser os pés na estrada, pense se não está levando com você algum peso morto que o atrapalhará, certamente, durante o percurso de seus treinos.

Nas Provas

Pense, questione-se e elabore um pensamento melhorado para suas provas também. Procure verificar, como que um checklist, os itens que o incomoda, as dores se são reais ou momentâneas, o estresse pelo que virá deve ser trocado pelo prazer de enfrentar, de igual para igual, os seus competidores.

Na hora da Largada

Tente e não esqueça. Faça e não pense somente. Antes de iniciar a prova, aqueles minutinhos antes da largada, em que geralmente nada pensamos ou, em casos mais drásticos, “o que eu estou fazendo aqui”, ou, “não dá mais para desistir”, pense em quanto você deseja correr bem. Imagine correndo, livre, sem amarras e sem compromisso com ninguém.

Bons treinos. Ótimas provas.

Você tem dúvida sobre seus treinos de Corrida, equipamentos ou provas? Mande sua pergunta para ativoresponde@ativo.com que Miguel Sarkis poderá respondê-la!

Confira aqui no shopping ativo.com  mais informações sobre o Livro  A Construção do Corredor