Miguel Sarkis: treinos x corrida longa

Atualizado em 30 de junho de 2011
Mais em

Qual treinamento é mais apropriado? Algumas vezes presenciei treinamentos intensos e longos numa proporção tão desmedida que o seu praticante mal conseguia terminá-los.

Ai ficava pensando como e por que tanto? Como este corredor de treinamentos longos conseguiria se recuperar destes descabidos e intensos quilômetros de treinamentos denominados “longos”, e tantos quilômetros em desarmonia com sua semana pesada de trabalho, trânsito e etc.?

Certas vezes observei que pessoas muito “fortes” percorriam longas distâncias, sem questionar o quanto era desgastante e o tanto de recuperação adicional teriam que ter, caso quisessem estar recuperadas totalmente dos treinos longos. Mas, em se tratando de treinamentos longos, muitos corredores não questionam e, o que notei, ocorria uma queda abrupta da condição física e que culminava em desacertado ritmo em sua prova de objetivo. Sei que algumas pessoas treinam duro, e só não ficam decepcionadas dado ao alto grau de seus resultados. Aí pergunto: como seria o seu resultado, caso treinasse adequadamente?

Podemos pensar o que seria mais vantajoso, os treinamentos longos ou a prova final? Seria necessário um número pré-acertado de treinamentos longos, independentemente da prova? Mas, se a prova é o final, o objetivo mais visado, então por que ficamos tão sujeitos as repercussões dos treinos longos, já que existem pessoas que só se recuperam destes tipos de treinos quinze dias após ter realizado um treino destes?

E podemos também colocar nesta discussão, o fato de não sabermos a fundo a forma que reage todos os organismos dos corredores. Sabemos de uma coisa certa; não é comum se recuperar 100% num tempo rápido, então, é melhor avaliar individualmente as condições orgânicas dos corredores. E para agravar a discussão, seriam necessários os treinos longos ou os treinos longos estão ligados a uma questão de adaptação gradual? Será que este tipo de treino deve permitir mais saúde e maior poder do organismo para manter o ritmo de corrida por mais tempo em velocidade alta, numa prova longa?

Para essa discussão, convido todos os interessados, colocando-me à disposição, como professor, ex-atleta, estudante e pesquisador, a discutir o que é melhor, o que vem primeiro, o que deve ser um limite, já que falamos de treinos que exigem tempo de recuperação, diferente para cada indivíduo e às circunstâncias (podemos colocar o exemplo do tricampeão da maratona de New York, Alberto Salazar. Este cubano radicado nos Estados Unidos não podia realizar mais do que 25 km por dia, dada sua característica de recuperação, especialmente delicada). Convido a postarem suas idéias para um acordo que favoreça os organismos de corredores como um todo.

Falo da recuperação que muito corredor não compreende e que lhe custará muito caro na hora de confrontar a “famosa quebra” ou “parede”, que acontece durante as maratonas, nos 15, nos 21, nos 25, nos 30 e por ai vai, todos os quilômetros que dispõem os 42 da maratona.

Quantos quilômetros semanais são necessários? Será que você já parou para pensar em quantos são necessários? Será que bastam os quilômetros que você é capaz de realizar e os ajustam para fazer caber em sua semana ou será que vale a pena seguir uma planilha que diz o quanto você deve fazer, independente destas considerações pessoais?

No mais, aos treinos semanais e diários combinariam os treinos longos, adicionados a esta rotina? Quanto seria o seu longo necessário? Dez quilômetros, quinze quilômetros, vinte quilômetros ou mais?

Qual a necessidade do descanso dentro de uma planilha de treinamento semanal e após a prova objetivada? É fácil definir esta necessidade tão particular: basta o corredor observar o quanto destruído ele permanece, após treinos e ou provas longas. Será que há lógica neste procedimento, já que sente tanto o desgaste? Será que vale a pena continuar a se expor a tais desgastes, até que haja recuperação?

Precisamos de um “longo descanso”, proporcional à distância que se percorre e a sua característica pessoal de recuperação. Pense bem, será que você se recuperou daqueles longos, treinos ou provas? Será que está normal? Discuta, coloque a questão na roda de discussão e talvez seus treinos já não sejam tão massacrantes como outrora.

A corrida longa – A corrida longa, já discutida anteriormente neste site, nos coloca no centro da roda para novamente propor o pensamento em quanto será o melhor para cada um. Corrida longa é um treinamento acima do que se está acostumado. É, portanto, um treinamento que sai das condições de costume. Seus treinos diários vão a dez ou quinze quilômetros, seria interessante ir a vinte ou vinte e cinco, antes de embrenhar nos sonhados trinta ou trinta e cinco quilômetros.

As velocidades necessariamente possíveis em percursos longos.

Início: corrida inicial deve ter como característica principal a baixa e média intensidade.

Meio: média intensidade, indo à alta intensidade, dada as características individuais de recuperação fisiológica.

Fim: Quão rápido deve ser um treino longo? Será que estamos preparados para administrar um treino que exige resistência e uma condição para absorver os impactos frequentes e por longo tempo em nossa ossatura, além da condição momentânea proporcionada pela base de treinos?

O Grande dia Chegou. Você se preparou, treinou como manda o figurino, treinou todos os exercícios de fortalecimentos possíveis em uma academia, fez todos os longos que mandaram você fazer. Chegou no dia da sua prova, a Maratona e, puxa vida, o que houve? O que faltou?

Faltou quilometragem afinal, cansou-se a partir dos trinta quilômetros. Faltou velocidade, pois sentiu faltar-lhe as pernas para continuar na velocidade proposta. Faltou coragem? Faltou calma? Faltou a noite de sono? Faltou alimento? Vamos discutir esta experiência? Enviem suas experiências para discutirmos.

Sem dúvida, se você se cansou nos treinos, certamente, na prova sua condição física não será das melhores. Então, talvez faltem treinamentos equilibrados com o objetivo final, ou seja, longos X provas.

Não se esqueçam de considerar a principal recomendação de que não se participa de uma maratona antes dos 4 ou 5 anos de treinos ininterruptos.

Você tem dúvida sobre seus treinos de Corrida, equipamentos ou provas? Mande sua pergunta para ativoresponde@ativo.com que Miguel Sarkis poderá respondê-la!

Confira aqui no shopping ativo.com  mais informações sobre o Livro  A Construção do Corredor