Miguel Sarkis: sensações de um corredor

Atualizado em 06 de outubro de 2011
Mais em

Você sabe se está correndo bem e por que o está? Você já se sentiu correndo mal e sabia por quê? E quanto aos treinos, suas percepções estão ajustadas à realidade de cargas e velocidades?

Correr, desde a infância, é a coisa mais fácil do mundo. Porém, por vários motivos e, principalmente, pelas mudanças nos hábitos, as pessoas adultas vêm experimentando, desde o início da idade moderna, dificuldades em se manter correndo. Fatos assim complicam a vida e os afazeres necessários dos seres de uma forma geral e, em principal, como é o nosso assunto, a corrida de longas distâncias.

Praticar a corrida fica cada vez mais difícil, dada as circunstâncias de vida que distanciam esta atividade, de uma mente que pensa de uma forma, e de um corpo que recebe as cargas, diferentemente da cabeça.

Como é isto? Bem, certamente você que está lendo já é um corredor, senão, será em breve.

Muitas pessoas que já correm têm tido diversas dúvidas, até mesmo porque, agora, a realidade de correr não é mais tão objetiva assim, tal como era alguns milhares de anos atrás: correr atrás do jantar. Atualmente os corredores, muitas vezes, fogem do que é estranhamente pesado para si mesmo.

Coisas do inconsciente devem afastá-lo do objetivo rápido rumo ao condicionamento para correr bem. Alguns exemplos de problemas são: ter dívidas, ter algum fato novo em sua família, ter insegurança no seu trabalho e não identificar e nem tão pouco se livrar deles, praticando a corrida intensa e desmedidamente. Ao correr muito forte, muito longo, acima da sua condição física momentânea, então, lidará com outro problema que ainda não percebeu.

Se você estiver dentro desta situação e não conseguir visualizar os problemas, para se reorganizar para treinar adequadamente, então comece a sentir e perceber se seu corpo está apto a correr muito, pouco ou moderadamente.

Se neste dia a sua corrida não for das melhores, então, relembre a sua rotina do dia e de alguns dias para trás e veja se há a possibilidade do desgaste ter sido causado pela sua rotina que muda de repente.

Se a sua corrida não foi satisfatória e ainda continua não sendo, então, vá devagar com o seu planejamento e refaça a sua planilha de treinos, inclusive, objetivando outras provas.

Se a sua velocidade em treinos e provas anda lhe cansando muito, então algo precisa ser mudado e pode estar relacionado a:

– Seu ritmo de corrida.
– Sua distância semanal de treinos.
– Sua rotina diária.
– Sua alimentação.
– A sua hidratação e alimentação, em casos de treinos e provas com duração superior a 60 minutos.
– Sua vontade (ansiedade) para correr maiores ou menores distâncias.
– O seu tempo de treino em anos pode estar aquém em relação aos seus objetivos.

Quando você refizer este raciocínio e desejar que tudo corra literalmente bem, então, pense se sua corrida é confortável. Pense se você não está precisando de mais descanso. Agora, se sua corrida estiver muito bem, vá até o limite do planejamento. Essa atitude de planejar e sentir se o treino lhe recompensa, aproximará a sua mente e seu corpo de estados mais favoráveis, em treino e em provas.

Vamos participar de uma Enquete?

Por favor, responda as perguntas abaixo e me retransmita em falecom@miguelsarkis.com.br.

– Você esta treinando há quantos meses sem interrupção?
– Você tem tido lesões nos membros inferiores?
– Normalmente elas saram e/ou voltam?
– Você as tem e elas demoram a sarar, ou ainda, você já desistiu de cuidar, por que é assim mesmo?

Boas pensadas e Corridas favoráveis.

Você tem dúvida sobre seus treinos de Corrida, equipamentos ou provas? Mande sua pergunta para ativoresponde@ativo.com que Miguel Sarkis poderá respondê-la!