Miguel Sarkis apresenta o manual do corredor saudável

Atualizado em 15 de julho de 2010
Mais em

Nesta etapa vamos ver o que podemos observar, com frequência, em corridas de rua e que não devemos nos acostumar, até mesmo por que o corredor não precisa e não deve se sujeitar a uma participação dolorida e incerta.

Na primeira parte desta série de cinco artigos foi abordado o passo a passo ideal para todo corredor praticar o esporte com segurança e de forma saudável.

 

Para construirmos um futuro como corredores saudáveis

Vejamos os exercícios necessários para cada etapa:

Primeira etapa:
Definir condições clinicas de sua saúde

Segunda etapa:
Fazer avaliação com um profissional do esporte para definição de sequência de exercícios específicos para cada caso.

Terceira etapa:
Os exercícios para cada fase definirão o fortalecimento para se evitar lesões, principalmente, em membros inferiores.

Primeira fase: Exercícios de caminhada e Propriocepção

Segunda fase: Exercícios de Caminhada e Corrida, intercalados, e Exercícios de coordenação de baixa elevação.

Terceira fase: Corrida moderada e Coordenativos de média elevação

Quarta fase: Aperfeiçoamento. Corridas mais rápidas, conforme avaliação Ergoespirométrica e testes específicos, definirá intensidade dos treinos médios, fortes, além das quantidades de exercícios Coordenativos para fortalecimento e aprimoramento da corrida.

Estas fases se incumbirão de fortalecer, amadurecer e determinar o ritmo de corrida para cada participante, levando-se em consideração fatores relevantes como a individualidade, que muita gente esquece de considerar na hora de iniciar um treinamento.

Outras vezes observamos que as pessoas definem um objetivo esportivo pela competição: corridas de 10 km, 21 km e maratonas. Desta forma, especializam-se nos objetivos, esquecendo de especializarem em treinos apropriados.

Tempo previsto para cada fase de treino será definido por vários fatores e, principalmente, pelo fator TEMPO. Tempo é tudo no treinamento das pessoas, que devem se aprimorar em adaptar o organismo em cada fase, antes de avançarem no próximo patamar que é a COMPETIÇÃO.

Então recomendo:

Primeira fase: Prática da Caminhada, no mínimo durante 3 meses.

Segunda fase: Prática de intervalados de Caminhada e Corrida de no mínimo 4 meses.

Terceira fase: Prática de corridas regulares, por mais 6 meses.

Quarta fase: Neste período é melhor que você seja avaliado por um profissional do esporte, mais próximo de seus treinos, de modo que possa atingir amadurecimento e evoluir, sem nenhum tipo de surpresa. É nesta fase que se costuma desenvolver característica bastante ousada nos treinos de muitos corredores. Não que a ousadia não seja boa, mas é preciso avaliar-se a cada dia e não permitir que os treinos sejam mais emocionais do que lógicos, além de cientificamente elaborados.

Na próxima semana, definirei uma sequência de exercícios para as quatro fases de treinamento para corrida.

Bons treinos lógicos!

Você tem dúvida sobre seus treinos de Corrida, equipamentos ou provas? Mande sua pergunta para ativoresponde@ativo.com que Miguel Sarkis poderá respondê-la!

Confira aqui no shopping ativo.com  mais informações sobre o Livro  A Construção do Corredor.