Miguel Sarkis: a gente se vê na Corrida - parte IV

Atualizado em 26 de agosto de 2010
Mais em

O reflexo de cada um – Final

Acompanhamentos possíveis e necessários à frente de um espelho.

“Veja com seus próprios olhos”

Corra numa esteira e observe se há algum desnível em ombros, pernas jogando para laterais, se seus braços tendem a ficar muito estáticos e tensos, se seu pescoço inclina para um dos lados, enfim, tudo é possível à frente de um espelho.

Ao observar-se, com certeza a correção será muito mais fácil. Difícil é alterar um comportamento assimilado pelos vários anos e que este gesto pode ter sido adotado ainda na infância, porém, um trabalho de Coordenativos (técnica de corrida) pode conduzir a movimentos e posicionamentos adequados, aliviando assim, a tensão muscular e demais desconfortos. Você poderá notar melhora pronunciada a partir da sua análise.

Se acontecer de você fixar a mão ou as duas em posição rígida durante a sua corrida, então, talvez seja hora de modificar, reposicionando suas mãos, braços e ombros.

Pelo fato de você ter se observado, fica mais fácil ditar uma modificação. Se você, além do mais, sentir a referida tensão, então esta deficiência terá seus dias contados.

O Equilíbrio interno e externo fará de você um corredor sem dores, ou com muito menos dores. Nossas dores virão, certamente, por excesso. Seja pelo esforço imposto pelo aumento de cargas ou, simplesmente, pelo posicionamento indevido que produzirá dores localizadas, pela contração pronunciada para manter o corpo nesta posição desconfortável.

Controlando enquanto corre

Enquanto você corre, pode tentar reaprender os movimentos necessários, ou seja, corrigir a posição dos braços, das mãos, dos joelhos, das pernas, dos ombros e cabeça. Sendo assim, você notará, com o tempo, certa dificuldade, até que venha a assimilação, depois, uma facilidade para correr.

Fica fácil realizar tais correções sob os olhares de treinadores ou no espelho, onde poderá observar e melhorar a cada dia. Observe quando acontece o desnível e ou contração de membros e segmentos do corpo.

Algumas pessoas, como já observado, várias vezes se inclinam, contorcem-se ou contraem na medida em que estão diante de momentos específicos, por exemplo, a da competição. Vale lembrar que a competição, por menos envolvimento que possa parecer, quase sempre será uma tarefa que requererá muito do nosso físico e emocional. Para escapar de tais efeitos indesejados, precisamos aperfeiçoar muito nossos treinos, antes de embrenharmos nas provas ou treinamentos mais árduos.

Por que devemos nos reequilibrar?

Re-equilíbrio é uma condição naturalmente possível, inclusive em adultos. Nosso sistema nervoso motor permite um canal de aprendizado antigo que preserva, e muito, os padrões de aprendizado anterior, certo ou errado. Para alavancarmos perfeitamente movimentos da corrida, é necessário o equilíbrio entre os sistemas físico e emocional. No lado físico, precisamos entender os itens relatados anteriormente e corrigi-los, na medida do possível. Pelo lado emocional, são necessárias observações de atitudes que, muitas vezes, pedirão a intervenção de um Psicólogo do esporte.

Só pra você entender: Você já observou que tem pessoas correndo em provas e que durante toda a prova emite sons estranhos, se curvam e fazem caretas? Pois ai está como exemplo desta relação de dificuldades em administrar-se na corrida. Estes exemplos, certamente, demonstram uma incapacidade momentânea para correr forte ou em provas, apesar de parecer um ritmo fraco.

Os modelos servem para que você entenda quando falo de posições adequadas para uma corrida confortável.

Bons Re-equilíbrios.

Você tem dúvida sobre seus treinos de Corrida, equipamentos ou provas? Mande sua pergunta para ativoresponde@ativo.com que Miguel Sarkis poderá respondê-la!

Confira aqui no shopping ativo.com  mais informações sobre o Livro  A Construção do Corredor.