Michael Albasini leva a 5ª etapa no País Basco

Atualizado em 09 de abril de 2009
Mais em

Michael Albasini (Columbia) foi o vencedor da quarta etapa da Volta ao País Basco, realizada hoje, dia 9, através de 161 km entre as cidades de Eibar e Güeñes. Albasini se impôs sobre seus companheiros de escapada, Jürgen Van den Broeck (Silence-Lotto) e Christian Vande Velde (Garmin-Slipstream), respectivamente segundo e terceiro colocados, e conquistou o primeiro lugar em 3h59min42s. Alberto Contador segue na liderança da classificação geral.

Nos primeiros quilômetros da disputa, um grupo composto por Deignan (Cervelo), Arrieta (Ag2r), Albasini, Vande Velde, Van den Broeck e Ricardo Serrano (Fuji), entre outros ciclistas, tentou uma escapada, mas o trabalho das equipes Euskaltel Euskadi e Astana permitiu controlar a fuga.

Na subida ao Alto de Urkiola, a fuga foi neutralizada, mas Vande Velde, Van den Broeck, Deignan e Albasini continuaram solitários e aumentando a vantagem. O grupo chegou a ficar com sete minutos de diferença sobre o pelotão. Mas no Alto do Beci, Deignan foi deixado para trás após um ataque de Vande Velde.

Mesmo com o pelotão encurtando a diferença para 1min25s, a disputa final ficou para os escapados. Albasini saiu com mais força que Van den Broeck e Vande Velde e foi o primeiro a cruzar a linha de chegada.

A quinta e penúltima etapa da Volta ao País Basco acontece amanhã, dia 10, com 169 km entre Güeñes e Zalla.

Classificação na etapa:
1) Michael Albasini (SUI/ Columbia) em 3h59min42s (40.3 km/h)
2) Jurgen Van Den Broeck (BEL/ Silence-Lotto) m.t
3) Christian Vande Velde (EUA/ Garmin – Slipstream) m.t
4) Ben Swift (GBR/ Katusha) a 1min25s
5) Allan Davis (AUS/ Quick Step) m.t

Classificação geral:
1) Alberto Contador (ESP/ Astana) em 16h00min16s
2) Samuel Sánchez (ESP/ Euskaltel – Euskadi) a 8s
3) Cadel Evans (AUS/ Silence-Lotto) m.t
4) Antonio Colom (ESP/ Katusha) m.t
5) Damiano Cunego (ITA/ Lampre) a 27s